Após temporada impressionante, Norris se prepara para sacrificar estilo de pilotagem em prol da equipe
Lando Norris sente que a melhoria da McLaren na temporada de 2023 deu-lhe a confiança para acreditar que a equipe pode finalmente abordar as fraquezas de longa data na Fórmula 1.
Após um início lento com o MCL60, conquistando apenas 17 pontos nas primeiras oito corridas, uma atualização na Áustria trouxe a equipe de volta à disputa por pódios, antes que um pacote adicional em Singapura permitisse que a equipe fosse a segunda melhor atrás da Red Bull.
Norris e seu companheiro de equipe Oscar Piastri se recuperaram para terminar em quarto no Campeonato de Construtores, com nove pódios e uma vitória no Sprint no Catar, mas ambos sentiram que sua capacidade de entregar com o MCL60 foi prejudicada por fraquezas de baixa velocidade que a equipe não havia corrigido.
Norris prefere fazer curvas em ‘U’, mantendo mais velocidade mínima, ao estilo de Jenson Button, mas foi forçado a fazer curvas em ‘V’ na McLaren, com uma entrada acentuada para maximizar o pacote.
No entanto, enquanto Norris expressou frustração por não ter sido abordado, ele acredita que os grandes avanços feitos em 2023 significam que a equipe está pronta para enfrentar os problemas.
“Para onde estamos e para o que queremos alcançar, para o que fizemos na temporada, antes ouvimos e realmente nos concentramos nos pequenos detalhes, e os pequenos detalhes fazem uma grande diferença”, disse Norris à mídia.
“Os pequenos detalhes são em termos de tornar o piloto um pouco mais feliz em vez de apenas tornar o carro mais rápido, mas como eu disse, prefiro um carro mais rápido e mais complicado de pilotar do que vice-versa com um carro mais lento, mas mais agradável de pilotar.
“[O objetivo] é tornar o carro um pouco mais dirigível, um pouco mais equilibrado, e essa é a tarefa mais difícil de alcançar, porque é tão difícil de fazer sem compromisso.
“É uma coisa muito difícil de ter uma boa frente, mas depois não ser forte demais na saída porque a traseira precisa ser melhor.
“É um ato de equilibrar em vez de apenas adicionar coisas em todos os lugares, e esse ato de equilibrar é muito difícil de alcançar.
“É difícil, mas eu tenho confiança nisso? Sim, depois deste ano, tenho mais confiança do que nunca de que a equipe pode investigar essas coisas que queremos como pilotos e realmente começar a trabalhar nelas.
“Nos últimos anos, eu não diria que não tive essa confiança porque tivemos [os problemas] por quatro ou cinco anos.
“Agora eu diria com confiança que podemos dar os próximos passos para fazer um bom carro, mas também fazer um carro que comece a se adequar a nós como pilotos.”