F1: Mercedes vai mudar completamente o conceito de carro para 2024

Em uma tentativa ousada de recuperar o domínio na Fórmula 1, a equipe Mercedes anunciou uma mudança radical no conceito de seu carro para a temporada de 2024.

A equipe sediada em Brackley passou por dificuldades competitivas desde a introdução de novos regulamentos técnicos no ano passado. Após um período de extremo sucesso entre 2014 e 2021, conquistando títulos todos os anos, a Mercedes obteve apenas uma vitória em nas duas últimas temporadas da F1.

No início da temporada 2023, a equipe abandonou o conceito de ‘zeropod’, que chamou atenção ao ser apresentado no início da temporada de 2022. No entanto, a Mercedes não conseguiu acompanhar os líderes (Red Bull), e este ano enfrentou sua primeira temporada sem vitórias desde 2013.

Em um esforço para reduzir a diferença em relação aos líderes do grid, o chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, confirmou que mudanças mais significativas estão previstas para o W15, o carro da Mercedes para o próximo ano. “Estamos mudando o conceito”, disse ele à imprensa. “Estamos nos afastando completamente da forma como organizamos o chassi, a distribuição de peso e o fluxo de ar. Quase todos os componentes estão sendo alterados porque apenas fazendo isso, acho que temos uma chance”, disse ele.

Wolff também explicou que está adotando uma abordagem pessimista em relação ao novo carro como forma de gerenciar suas expectativas.

“Se você me perguntar, sempre há ceticismo, mas essa é a mentalidade na equipe e isso nos empurra a nunca desistir. Nunca na minha vida me senti otimista em relação a nada. Mas isso me protegeu sobre gerenciar minhas expectativas e apenas me esforçar mais. Acho que nunca é bom o suficiente.”

“É por isso que estou aqui (em Abu Dhabi) com um sentimento agridoce, conseguimo o P2 (no campeonato de construtores), mas perdemos o P1”, finalizou Wolff.

Com as mudanças radicais no conceito do carro, a Mercedes espera recuperar sua posição no topo da Fórmula 1 na próxima temporada. No entanto, a equipe reconhece que a nova abordagem também traz riscos, e apenas o tempo dirá se a estratégia ousada será bem-sucedida.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.