A McLaren celebrou na última quinta-feira (9), o 10º título do Campeonato de Construtores da Fórmula 1, durante uma cerimônia realizada no McLaren Technology Centre, em Woking, Inglaterra. A conquista foi garantida oficialmente no último fim de semana, durante o GP de Singapura, com seis corridas de antecedência.
A celebração contou com a presença de Lando Norris e Oscar Piastri, além do CEO da equipe, Zak Brown, e do chefe de equipe Andrea Stella. Eles agradeceram ao funcionários pelo trabalho realizado ao longo da temporada, que se torna uma das mais importantes da história da McLaren na categoria, com 28 pódios conquistados.
Durante os discursos, Brown destacou o crescimento do time desde a mudança para a identidade visual “papaya”, em 2018, e celebrou os feitos mais recentes da equipe. “É fantástico poder nos reunir e celebrar o sucesso que alcançamos como equipe. Também podemos aproveitar este momento para refletir sobre a era papaya da McLaren, que começou em 2018, mas realmente ganhou força total em 2023”, afirmou o executivo.
“Poder alcançar uma das maiores recuperações na história da Fórmula 1 é algo de que todos podem se orgulhar. Desde o início desta era, celebramos 18 pole positions, 19 vitórias, 67 pódios e nove dobradinhas, enquanto também conquistamos campeonatos de construtores consecutivos. Este sucesso se deve à cultura e à unidade que impulsionam esta equipe, juntamente com o valioso apoio de nossos incríveis fãs e parceiros. Estou ansioso para continuar esta jornada juntos.”
This team are CHAMPIONS 🏆🧡#McLaren pic.twitter.com/06psyfQamo
— McLaren (@McLarenF1) October 9, 2025
Já o chefe de equipe Andrea Stella reforçou o orgulho pelo segundo título consecutivo e projetou os próximos desafios da McLaren: “É notável estarmos celebrando nosso segundo campeonato de construtores em dois anos. Poder garantir o título de 2025 com seis corridas restantes é incrível. Agradeço a Lando e Oscar. E agradeço a nossas famílias, entes queridos e amigos que compartilham conosco o sacrifício e a intensidade de competir na Fórmula 1.”
Por fim, Stella alertou para a importância de manter o foco para os próximos desafios. “Ainda temos seis etapas restantes; no entanto, devemos permanecer focados e preparados, pois nosso maior desafio ainda está por vir com a mudança de regulamentos em 2026. Este desafio será como escalar o Everest, e é um que atacaremos juntos. Cada minuto conta e, como equipe, garantiremos que continuaremos a trabalhar duro para seguir em nossa jornada como campeões mundiais.”
Com a taça de construtores garantida, as atenções da McLaren agora se voltam para a disputa interna entre seus pilotos. Antes do GP dos Estados Unidos, que será realizado no próximo fim de semana, apenas 22 pontos separam Piastri e Norris na briga pelo título mundial de pilotos.
