F1: Torcedores pedem fim das “regras papaya” na McLaren

A disputa pelo título na Fórmula 1 entre Oscar Piastri e Lando Norris em 2025, ganhou novo capítulo fora das pistas. Uma pesquisa recente mostrou que a maioria dos torcedores deseja ver a McLaren abandonar as chamadas ‘regras papaya’ e liberar seus pilotos para brigar livremente pelo campeonato.

Segundo a enquete, que contou com quase 4.500 votos, cerca de 64% dos fãs acreditam que Zak Brown e Andrea Stella, CEO e chefe da equipe, respectivamente, devem deixar a rivalidade seguir naturalmente, sem interferências. Apenas 19% defendem que as regras de conduta sejam reforçadas em caso de novos incidentes, enquanto pouco mais de 17% entendem que a equipe deve manter controle rígido sobre o comportamento de seus pilotos.

A polêmica ganhou força após dois episódios recentes. No GP da Itália, Oscar Piastri foi instruído a devolver posição a Lando Norris depois de um pit stop lento do britânico, o que permitiu a Norris terminar em segundo lugar, atrás do vencedor Max Verstappen. Já em Singapura, Piastri ficou irritado ao acreditar que Norris o empurrou na disputa roda a roda, pouco depois de o britânico ter tocado a traseira da Red Bull de Verstappen.

Race winner Lando Norris (GBR) McLaren MCL39 and second placed Oscar Piastri (AUS) McLaren in parc ferme.
Foto: XPB Images

Stella afirmou após a corrida no circuito de Marina Bay que a situação seria analisada, reforçando que a equipe mantém seus princípios esportivos. Com o campeonato de construtores já assegurado, a atenção agora se concentra totalmente na disputa interna, que tem Norris e Piastri separados por apenas 22 pontos, com 174 ainda em jogo nos últimos seis GPs e três corridas Sprint.

Com o título em aberto e a pressão dos torcedores aumentando, a McLaren terá de decidir se mantém a política atual ou se libera o tão aguardado duelo direto entre seus dois pilotos.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.