O chefe da McLaren, Andrea Stella, reconheceu que a equipe está enfrentando dificuldades com sua filosofia de permitir disputas livres na pista entre seus pilotos, Lando Norris e Oscar Piastri. O ápice do atrito veio no GP de Singapura no último fim de semana, quando Piastri ficou visivelmente irritado com a postura da equipe.
Em Marina Bay, o australiano, que lidera o campeonato de 2025 da Fórmula 1, se sentiu prejudicado após uma manobra de ultrapassagem agressiva de Norris logo na primeira volta. Piastri insistiu para que a posição fosse devolvida, mas a McLaren optou por não intervir, uma atitude diferente do que foi tomada na Itália, quando o time fez com que o australiano cedesse sua posição para o britânico após um erro de pit stop por parte da equipe.
Ao avaliar o cenário, Stella ressaltou os desafios da abordagem adotada pela equipe. “Toda vez que começamos nossas conversas com os pilotos, sempre nos lembramos como premissa que isso é difícil”, afirmou Stella em entrevista à imprensa. “Porque este é o único assunto em que você corre junto como uma equipe e, na verdade, você não pode ter exatamente o mesmo interesse pelos dois pilotos que querem perseguir suas aspirações.”

“Este é um princípio fundamental da maneira como corremos na McLaren. Queremos proteger o conceito de ‘deixá-los correr’, mas sabemos que assim que você adota esse conceito, enfrentará dificuldades. Mas é dentro dessa consciência e autoconsciência que desenvolvemos nossas conversas, e você precisa ser minucioso e ter integridade ao abordar isso. E eu estou muito orgulhoso da maneira como Lando e Oscar fizeram parte desse processo até agora.”
“Porque se somos capazes de navegar por essas partes difíceis das corridas, é porque temos Lando e Oscar a bordo. Eles são grandes indivíduos e colaboradores, e é por isso que fomos bem-sucedidos até agora”, continuou. “Definitivamente, trabalharemos duro para garantir que isso seja verdade pelo resto da temporada e nos próximos anos, nos quais continuaremos a correr com Lando e Oscar.”
Com o título de construtores garantido, a tendência é que a disputa interna entre Piastri e Norris fique mais acirrada. Atualmente, o australiano lidera com 336 pontos, enquanto Norris soma 314. Mais atrás está Max Verstappen, com 273, matematicamente dentro da briga.
