Helmut Marko esclareceu o motivo da inesperada diferença de cinco décimos entre Max Verstappen e Lando Norris no classificatório para o GP do México, realizado no sábado (25), no Autódromo Hermanos Rodríguez. Segundo o consultor da Red Bull, o desempenho abaixo do esperado do tetracampeão esteve diretamente ligado à altura do carro.
Verstappen não conseguiu brigar pela pole position e terminou a sessão apenas em quinto lugar, um resultado frustrante que o deixou um pouco mais longe de Lando Norris, pole position com a McLaren. Durante todo o fim de semana, o holandês relatou dificuldades com a falta de aderência do RB21 na pista mexicana.

“Melhoramos, mas no setor dois ainda perdemos dois décimos”, afirmou Marko à Sky Alemanha. “E isso em apenas duas curvas relativamente. Isso será muito difícil durante a corrida. O desgaste dos pneus será decisivo.”
De acordo com Marko, o comportamento do carro foi consequência de uma mudança no acerto. A equipe decidiu elevar a altura do carro de Verstappen, uma escolha que comprometeu o desempenho em classificação, mas foi pensada para favorecer o ritmo de corrida. “A altura do carro é decisiva, e no setor dois estávamos talvez um pouco acima do limite”, explicou. “Mas isso é para a corrida: quando os tanques estiverem cheios e dirigirmos mais devagar nas curvas, pelo menos isso deve estar resolvido.”
O F1MANIA.NET acompanha todas as atividades do GP do México de F1 AO VIVO e em TEMPO REAL.
