F1: Líder entre os construtores, McLaren tem retrospecto forte na temporada europeia

A McLaren tem dominado a temporada 2025 da Fórmula 1 até o momento. Das seis etapas já disputadas, o time dos carros papaia venceu em cinco oportunidades, sendo quatro com Oscar Piastri e uma com Lando Norris. E, se a equipe inglesa repetir o desempenho das últimas temporadas quando o campeonato chegou à fase europeia, o Mundial de Construtores será vencido com alguma facilidade.

Oscar Piastri
Foto: Hector Vivas/Getty Images)

Vale lembrar que o início da fase europeia do Mundial é quando as equipes trazem importantes atualizações para os carros. E, muitas vezes, é o momento em que a ordem de forças do campeonato pode mudar. E foi nesse momento em que a McLaren ganhou força nas últimas duas temporadas da mais importante categoria do esporte a motor mundial.

Em 2023, a McLaren começou o campeonato mal, e terminou o GP de Miami na quinta posição, somando apenas 14 pontos, 64 atrás da Ferrari, a quarta colocada. A Red Bull liderava o Mundial de Construtores com 224 pontos, enquanto a Aston Martin, com 102, e a Mercedes, com 96, completavam o top-3 até a primeira etapa americana daquele ano.

A partir do GP de Mônaco, e mais notadamente duas corridas depois, na Áustria, a McLaren passou a lutar por pódios e até vitórias, ainda que não tenha terminado com o primeiro lugar no ano. O time somou 288 pontos de Monte Carlo até o final do ano, sendo a quarta equipe neste recorte, atrás de Red Bull (636), Ferrari (328) e Mercedes (313). A Aston Martin somou mais 178 pontos neste período.

Assim, o time dos carros laranja terminou com a quarta colocação o Mundial de Construtores, com 302 pontos, 22 a mais que a Aston Martin, que despencou para o quinto lugar no final da temporada de 2023. A Red Bull venceu aquele campeonato com facilidade, somando 860 pontos, contra 409 da Mercedes e 406 da Ferrari.

Em 2024, a McLaren também iniciou o campeonato longe do topo da tabela de pontos. Apesar da vitória em Miami com Lando Norris, os ingleses terminaram a etapa americana na terceira posição, somando 124 pontos, ficando à frente da Mercedes, que tinha 64 pontos àquela altura. A liderança mais uma vez era da Red Bull, com 239 pontos, enquanto a Ferrari era a segunda colocada com 187 pontos ganhos.

A partir do GP da Emilia Romagna, em Ímola, o jogo mudou. Mesmo com Max Verstappen vencendo a prova ao segurar Norris nas voltas finais, a McLaren sobrou no ano. Da etapa que abriu a temporada europeia até o término do campeonato, o time fez mais 542 pontos. A Ferrari marcou 465 pontos no período, enquanto a Mercedes somou 404. A Red Bull despencou e cravou 350 pontos.

O Mundial de Construtores terminou com a McLaren com 666 pontos, ante 652 da Ferrari. A Red Bull ainda foi a terceira colocada com 589, enquanto a Mercedes fechou a temporada com 468 pontos. A título de curiosidade, a Aston Martin novamente foi a quinta colocada, mas somando apenas 94 pontos durante todo o ano.

A atual temporada tem, após o GP de Miami, a McLaren bastante na frente, com 246 pontos, contra 141 da Mercedes. A Red Bull soma 105, e é seguida pela Ferrari, que tem 94 pontos. O grupo das cinco melhores é completada pela Williams, que tem 37 pontos após a disputa de seis etapas no campeonato de 2025.

O GP da Emilia Romagna será disputado neste domingo, a partir das 10h, e terá acompanhamento em tempo real de F1MANIA.NET.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.