Liam Lawson e Sergio Pérez conseguiram escapar de serem penalizados após estarem sob investigação no GP da Áustria da Fórmula 1 deste domingo (28).
O titular da Racing Bulls estava sendo investigado por conta de uma infração no treino de largada. Mas apesar de os fiscais confirmarem de que a infração ‘tecnicamente aconteceu’ antes do início da prova, o neozelandês não foi sancionado.
No documento, os comissários explicaram que “o carro #30 estava tentando se alinhar para a largada do treino, mas encontrou outro carro que parou na saída dos boxes. No processo de ultrapassar este carro e abrir caminho para ele depois que ele começou a se mover, o carro 30 cruzou a linha branca na saída do pit em baixa velocidade.”
“Depois disso, o carro “30 cruzou a linha novamente para se alinhar para o início dos treinos, conforme planejado originalmente. Os comissários determinam que, embora tenha ocorrido uma violação técnica, as ações tomadas pelo motorista do carro 30 foram apropriadas dadas as circunstâncias e, portanto, não aplicam nenhuma penalidade.”

Enquanto isso, o mexicano da Cadillac também evitou a punição por sua infração no início da corrida por ter abandonado o GP ainda no início. “O carro se moveu antes do sinal de largada”, afirmou o documento oficial da decisão. “Normalmente, isso acarretaria uma penalidade de 5s [que não resultaria em perda de posição no grid para a próxima corrida].”
“Contudo, como o carro já havia abandonado a corrida no momento em que o incidente foi levado ao conhecimento dos comissários, não parece apropriado aplicar qualquer penalidade de tempo. Portanto, os comissários decidem não impor nenhuma penalidade”, completou.
