F1: Hamilton será o primeiro campeão mundial a correr pela Ferrari desde 2015

Quando a largada para o GP da Austrália for acionada no próximo domingo (16) no circuito de Albert Park, em Melbourne, Lewis Hamilton se tornará o primeiro campeão mundial a estrear pela Ferrari na Fórmula 1 desde 2015. E o retrospecto de pilotos ganhadores de campeonato no debute pelo time costuma ser dos melhores, levando em conta os últimos cinco campeões em suas primeiras corridas pela equipe dos carros vermelhos.

Nos últimos 35 anos, a Ferrari trouxe cinco campeões do mundo para pilotar seus carros na mais importante categoria do esporte a motor mundial: Sebastian Vettel, em 2015, Kimi Räikkönen, em sua segunda passagem pelo time, em 2014, Fernando Alonso, em 2010, Michael Schumacher, em 1996, e Alain Prost, em 1990. Hamilton será o sexto piloto desta lista a partir do domingo.

Em corridas de estreia pela Ferrari, apenas Alonso venceu, levando o primeiro lugar no GP do Bahrein de 2010, em Sakhir. Vettel foi ao pódio em Melbourne com um terceiro lugar. No mesmo local, Räikkönen retornou à Ferrari com um sétimo lugar, enquanto Michael Schumacher não completou a corrida. Já Prost debutou no time vermelho com um abandono em Phoenix.

Por outro lado, nenhum dos pilotos foi campeão em seu ano de estreia pela Ferrari. Alonso e Prost terminaram suas primeiras temporadas com a equipe italiana com o vice-campeonato, enquanto Schumacher e Vettel terminaram com o terceiro posto na tabela de classificação. Já Raikkonen foi somente o 12º em seu retorno ao time.

Ainda é cedo para cravar que Hamilton será campeão ou não na F1 pela Ferrari, mas o histórico indica que, ao menos, ter bons desempenhos tanto em sua primeira corrida quanto no primeiro campeonato com a escuderia italiana será possível.

O GP da Austrália de F1 será disputado neste domingo, a partir das 1h.

O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.

Veja como foi a estreia e a primeira temporada dos últimos cinco campeões mundiais de F1 pela Ferrari:

2015 – Sebastian Vettel
Estreia na Ferrari – Austrália (terceiro lugar)
Final – terceiro lugar

2014 – Kimi Raikkonen (segunda passagem)
Reestreia na Ferrari – Austrália (sétimo lugar)
Final – 12º lugar

2010 – Fernando Alonso
Estreia na Ferrari – Bahrein (vitória)
Final – vice-campeão

1996 – Michael Schumacher
Estreia na Ferrari – Austrália (abandono)
Final – terceiro lugar

1990 – Alain Prost
Estreia na Ferrari – Phoenix (abandono)
Final – vice-campeão