A Haas completou um dia movimentado de treinos livres nesta sexta-feira para o GP da Inglaterra de Fórmula 1 no circuito de Silverstone, com foco na avaliação de um novo pacote aerodinâmico. Oliver Bearman e Esteban Ocon encerraram o dia com impressões positivas, embora reconheçam que ainda há trabalho a fazer para melhorar o equilíbrio e a performance do carro.
Bearman, que começou o dia com a configuração anterior antes de adotar as atualizações no segundo treino livre, relatou dificuldades com o comportamento do carro: “Esteban usou o novo pacote pela manhã, e ele se comportou como esperávamos. À tarde, também colocamos no meu carro. Com as mudanças no equilíbrio, acho que não conseguimos extrair tudo, tive bastante subesterço na pista, mas isso mostra que as mudanças estão indo na direção certa. Precisamos de alguns ajustes para equilibrar melhor o carro. A chuva pode mudar tudo, como sempre acontece aqui, mas nosso ritmo de sábado costuma ser melhor. Estou otimista”, concluiu.

Ocon também destacou o desafio de entender o comportamento do carro com as novidades, especialmente em meio ao vento que afetou a leitura dos dados: “Foi um dia interessante. Trocamos bastante coisa no carro e testamos novos componentes. Ainda temos que encontrar mais desempenho, mas é apenas sexta-feira. Vamos ver se conseguimos extrair mais amanhã”, acrescentou.
Ayao Komatsu, chefe da equipe, fez um balanço positivo, destacando que os testes seguiram conforme o planejado: “Foi uma sexta-feira cheia, mas conseguimos cumprir nosso programa. Esteban usou o novo pacote o dia todo e parece que ele está funcionando como esperado. Ollie começou com a versão antiga e mudou na segunda sessão. Ainda estamos analisando os dados, mas já vemos alguma evolução”, completou Komatsu.
O foco da equipe agora é o trabalho noturno para ajustar o carro, e tentar buscar um desempenho mais competitivo na sessão de classificação no sábado e na corrida no domingo.