Neste sábado (28), a Alpine enfrentou desafios durante a classificação para o GP da Áustria de Fórmula 1. Pierre Gasly conseguiu avançar para o Q3, mas acabou rondando na última curva de sua volta rápida.
Apesar disso, Gasly conseguiu garantir a 10ª posição para o grid de largada. Já Franco Colapinto teve um dia de altos e baixos, conseguiu evoluir no TL3, mas na classificação cometeu um erro que custou sua chance de passar para o Q2 e vai largar do 14º.
Após as sessões deste sábado, os pilotos e o chefe de equipe da Alpine falaram.
Pierre Gasly: “Apesar de estar feliz por ter ido ao Q3, não fiquei nada satisfeito com meu erro na última curva, quando estava em uma volta decente. Estava forçando no limite e acabei rodando, mas felizmente não bati.”
“Até ali, vinha puxando bastante o carro no Q1 e Q2 pra brigar pelo top 10. Às vezes, é uma diferença mínima que faz tudo mudar. O lado positivo é que o desempenho e o potencial estavam ali. Amanhã, largamos em décimo. O resultado é melhor do que esperávamos, e agora temos que manter isso e marcar pontos. Precisamos de uma boa largada,” completou.
Franco Colapinto: “No geral, demos um bom passo em relação a ontem, mas sinto que dava pra tirar mais hoje. Um erro na Curva 3, me fez perder um décimo e meio, acabou custando a chance de avançar. Então ainda tem trabalho a fazer. Sinto que ainda estou me adaptando e entendendo melhor o que o carro precisa. Agora o foco é total na corrida de amanhã e vamos dar tudo pra ganhar posições.”
Flavio Briatore, chefe da equipe: “A equipe fez um bom trabalho pra encontrar desempenho depois de dois treinos difíceis. O Pierre tinha chance de uma posição melhor, mas errou e rodou na última curva da volta rápida. É uma pena, porque sem isso estaríamos largando em sexto ou sétimo amanhã. O carro claramente tinha ritmo pra Q3, mas ainda estamos devendo colocar os dois carros onde deveriam estar.”
“O Franco passou do Q1, mas ficou muito distante do Q3 e isso é algo que precisamos melhorar se quisermos estar em uma posição mais competitiva com os dois pilotos. Vamos ver o que acontece amanhã. Vai estar quente, a estratégia e o gerenciamento dos pneus serão fundamentais, e está cada vez mais importante marcar pontos, dado o momento da equipe,” finalizou.