Pierre Gasly garantiu que a tensão com Franco Colapinto está superada após a polêmica do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. O francês afirmou nesta quinta-feira (23), no Autódromo Hermanos Rodríguez, que a situação foi resolvida internamente pela Alpine e que o foco agora é seguir trabalhando em equipe para encerrar bem a temporada 2025.
No último domingo, em Austin, Colapinto desobedeceu ordens de equipe e ultrapassou Gasly nas voltas finais, mesmo com instruções claras para manter as posições. A manobra aconteceu com Gabriel Bortoleto logo atrás e acabou não rendendo pontos para a Alpine, que cruzou a linha de chegada fora do top-10 pela quarta corrida consecutiva.
A equipe interveio internamente nos dias seguintes, e o argentino reviu sua postura. Questionado sobre as conversas que aconteceram após o episódio, Gasly deixou claro que o assunto está encerrado. “Nós conversamos. Não há motivo para falar disso aqui. O que precisava ser dito, foi dito, e está tudo bem”, afirmou.
“Como equipe, não estamos numa situação agradável. Então, estamos apenas tentando permanecer unidos como equipe e é isso que queremos alcançar”, completou.

Colapinto, que ainda busca garantir sua vaga na Alpine para 2026, admitiu que a decisão de ultrapassar Gasly não foi a mais adequada. Gasly também ponderou que, apesar do erro, o argentino tem feito um bom trabalho ao longo do ano. “No geral, como indivíduo, ele tem feito um bom trabalho”, disse o francês. “O que ele fez no último domingo não reflete o que conquistou como piloto. Foi a melhor decisão? Não. Ele vai aprender com isso? Sim.”
“O importante é que ele está fazendo um bom trabalho para a equipe e precisamos remar na mesma direção”, acrescentou.
Colapinto também falou sobre a situação nesta quinta-feira e confirmou que a relação com Gasly está esclarecida. “Está tudo bem e claro entre nós”, declarou. O argentino explicou que a falta de competitividade do carro e suas próprias dificuldades de adaptação ao conceito aerodinâmico da Alpine influenciaram na sua decisão de desobedecer à ordem.
“Eu estou com dificuldade para encontrar o equilíbrio certo com o carro. Estou focado nisso, e ao mesmo tempo estamos correndo lado a lado. As decisões são tomadas em milissegundos e são difíceis de tomar”, explicou.
“O fato é que estamos sempre muito próximos um do outro. Nessas últimas seis corridas, eu tenho sido forte, mas é verdade que às vezes não conseguimos mostrar ritmo real, porque estamos sempre um pouco atrás”, completou.
Colapinto também reconheceu que a falta de definição sobre seu futuro contribui para aumentar a pressão. “Não sei como teria reagido se já tivesse um contrato de três ou quatro anos, ou pelo menos para a próxima temporada”, afirmou. “Mas concordo totalmente que as instruções devem ser obedecidas. A situação era difícil e, como piloto, foi natural para mim competir naquele momento.”
A Fórmula 1 disputa neste fim de semana o GP do México 2025, no Autódromo Hermanos Rodríguez. A corrida será no domingo (26), às 17h (horário de Brasília). O F1MANIA.NET faz tempo real em texto de todas as sessões, o F1 TV Pro transmite ao vivo com imagens todas as atividades, o Bandsports exibe todas as sessões exceto a corrida, e a Band transmite ao vivo a classificação e a corrida.
