F1: “Foi definitivamente um choque”, afirmou Lawson sobre decisão da Red Bull

Liam Lawson afirmou que ficou em choque com a decisão da Red Bull Racing de rebaixá-lo de volta à Racing Bulls, após apenas duas corridas na equipe principal na temporada 2025 da Fórmula 1. O piloto neozelandês afirmou que foi pego de surpresa pela decisão da equipe.

Após o Grande Prêmio da China, a Red Bull optou por trocar Lawson e Yuki Tsunoda. O japonês foi promovido para correr ao lado de Max Verstappen já no GP do Japão, sua corrida em casa, enquanto Lawson retornou à equipe júnior. A justificativa da Red Bull foi a necessidade da experiência de Tsunoda, com 89 largadas em GPs, para auxiliar no desenvolvimento do RB21, algo que Lawson, com apenas treze participações em GPs na F1, não poderia oferecer.

Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, chegou a classificar a promoção inicial de Lawson como um ‘erro’, gerando críticas à equipe por ter escolhido o neozelandês em vez de Tsunoda, após a demissão de Sergio Perez no final da temporada passada.

Falando sobre a decisão, Lawson confirmou que foi pego de surpresa. “Foi definitivamente um choque, honestamente. Não é algo que eu esperava,” disse Lawson à Sky Sports F1. “As conversas que estávamos tendo também não estavam realmente apontando nessa direção, então definitivamente não era algo que eu esperava.”

Lawson, que foi chamado para substituir Perez na temporada de 2025, enfrentou dificuldades semelhantes, ou até piores, que o mexicano para extrair ritmo do carro. Seu período de apenas duas corridas na Red Bull Racing, marcou o tempo mais curto de um piloto na equipe principal.

Questionado se achava que merecia mais tempo na Red Bull Racing, Lawson respondeu: “Honestamente, sim. Obviamente, eu adoraria ter mais tempo. Eu senti que com mais tempo, especialmente indo para lugares onde já estive… foi um começo difícil. Tivemos um teste de pré-temporada complicado. Tivemos um primeiro fim de semana difícil em Melbourne com os treinos (onde o RB21 apresentou problemas mecânicos e tirou tempo de pista de Lawson), e então, obviamente, a China foi com formato Sprint (com apenas um treino livre). Acho que ir para circuitos onde já corri teria ajudado e eu adoraria ter tido essa oportunidade. Mas obviamente, não é uma decisão minha, então estou aqui para aproveitar ao máximo essa volta para a Racing Bulls”, finalizou Lawson.

🎥 Vídeos mais recente