Isack Hadjar não será punido pela colisão que resultou em uma forte batida durante o GP da Inglaterra de Fórmula 1, neste domingo em Silverstone. O piloto da Racing Bulls bateu na traseira do carro de Kimi Antonelli da Mercedes nas primeiras voltas da prova, disputada sob forte chuva, e acabou perdendo o controle do carro na curva Copse, indo parar nas barreiras de proteção, batendo forte.
A Direção de Prova abriu uma investigação para analisar o ocorrido, que forçou Antonelli a abandonar a corrida um pouco depois. No entanto, os comissários da FIA optaram por não aplicar nenhuma penalidade a Hadjar, considerando as condições extremamente adversas de visibilidade no momento da colisão.
“No trecho da curva 9, sob chuva intensa, o carro 6 colidiu com a traseira do carro 12 e foi parar nas barreiras. Ambos os pilotos relataram que a visibilidade era praticamente nula e que não conseguiam ver nada à frente”, diz o relatório dos comissários.
Segundo a nota, Antonelli afirmou que reduziu a velocidade mais cedo do que o normal por conta da chuva. Essa desaceleração inesperada pegou Hadjar de surpresa. Ambos os envolvidos classificaram a situação como inevitável e disseram se sentir passageiros em meio às condições extremas da pista.

“Dadas as circunstâncias, consideramos que nenhum dos pilotos pode ser responsabilizado pela colisão. Assim, nenhuma ação adicional será tomada contra o piloto do carro 6”, concluíram os comissários.
Apesar dos grandes danos sofridos no carro, Hadjar saiu ileso do acidente. Esse incidente é mais um exemplo das dificuldades que pilotos enfrentaram durante uma prova marcada por trechos de intensa chuva e baixa visibilidade.