F1: Falta de ritmo de Piastri em Austin acende alerta na McLaren

Andrea Stella, chefe da McLaren, apontou que o desempenho de Oscar Piastri no GP dos Estados Unidos revelou uma fragilidade do piloto australiano em condições de baixa aderência. O líder do campeonato teve um fim de semana difícil no Circuito das Américas, em Austin, terminando apenas em 5º lugar.

A fase ruim de Piastri está tendo impacto direto na disputa pelo título. Sua vantagem na liderança caiu para 14 pontos sobre seu companheiro de equipe, Lando Norris, restando apenas cinco etapas para o fim da temporada. Além disso, Max Verstappen, da Red Bull, também está se aproximando cada vez mais.

Stella explicou que a equipe está analisando todos os detalhes para entender o que aconteceu em Austin. “Este é certamente um dos pontos mais importantes que precisamos revisar, que é o fato de que Oscar, na classificação e na corrida, pareceu ter algumas décimas que não foi capaz de concretizar totalmente e que possivelmente estavam disponíveis no carro”, disse o italiano.

Oscar Piastri (AUS) McLaren MCL39.
Foto: XPB Images

Segundo ele, o time está verificando se a configuração do carro estava adequada: “Estamos agora, na verdade, verificando se estamos completamente satisfeitos com a configuração do carro, a configuração do assoalho, se tudo está como planejado do ponto de vista do carro e, ao mesmo tempo, vamos analisar a pilotagem.”

Stella também apontou que Piastri ainda precisa evoluir em situações de baixa aderência dos pneus. “Acho que sabemos com Oscar que, quando as condições são de baixa aderência, você realmente precisa desafiar o carro, forçar o substerço, o sobresterço, as travadas. Esta é uma área de sua pilotagem que tem oportunidade de melhoria e, pelos padrões de Oscar, isso significa que ele vai melhorar muito rápido.”

O dirigente destacou que o fim de semana forneceu dados valiosos para o desenvolvimento do piloto: “Acho que hoje obtivemos bastante informação que se soma às que conseguimos ontem. Já tivemos algumas conversas com Oscar esta manhã sobre o que podemos fazer para extrair mais. Então, acho que estas são apenas dados para aprender, e Oscar aprenderá muito em breve.”

A próxima oportunidade de recuperação do australiano é o GP do México, que acontece entre 24 e 26 de outubro. O Autódromo Hermanos Rodríguez, no entanto, não traz boas lembranças para Piastri: nas duas corridas que disputou lá, terminou em 8º lugar e atrás de Norris em ambas.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.