O ex-piloto de Fórmula 1, Karun Chandhok, expressou preocupação com o desempenho de Lewis Hamilton em relação às sessões de classificação, especialmente considerando sua futura mudança para a Ferrari em 2025. O heptacampeão tem enfrentado dificuldades recentes nas sessões de classificação, o que é surpreendente para alguém com seu histórico de pole positions.
Chandhok acredita que a Ferrari pode ajudar Hamilton a recuperar a confiança, especialmente por meio de testes com carros antigos. Ele sugere que a equipe italiana deve oferecer ao piloto britânico oportunidades de realizar muitas voltas em ritmo de classificação para que ele possa reconstruir sua confiança.
“Acho que vai ser um problema em 2025, a menos que ele consiga redescobrir seu desempenho nas sessões de classificação”, disse Chandhok. “Não sei se John Elkann e Fred Vasseur estão preocupados com isso, mas acho que Lewis estaria, porque ele pode se classificar cinco posições atrás de (Charles) Leclerc no próximo ano. Se você estiver dois décimos atrás, pode ser quatro ou cinco posições. Vimos isso este ano, com George (Russell), Lewis ficou um pouco atrás algumas vezes”, acrescentou.
Mesmo com essas preocupações, Chandhok reconhece que Hamilton ainda é um piloto excepcional, especialmente em termos de ritmo de corrida. Ele acredita que o piloto britânico ainda pode fazer a diferença nas corridas, como vimos algumas vezes este ano, o que inclui duas vitórias.
A mudança de Hamilton para a Ferrari é um dos grandes eventos da próxima temporada. A equipe italiana espera que o talento do heptacampeão possa ajudá-la a voltar ao topo da Fórmula 1. No entanto, será de extrema importância para a Ferrari e para o próprio Hamilton, encontrar soluções para melhorar o desempenho nas sessões de classificação.