A equipe Alpine revelou a causa do violento acidente sofrido por Jack Doohan no início do segundo treino livre para o GP do Japão de Fórmula 1, em Suzuka. Segundo o chefe da equipe, Oliver Oakes, o piloto australiano cometeu um erro ao não desativar o sistema de DRS ao se aproximar da curva 1.
Doohan, que havia ficado de fora do TL1 cedendo seu lugar ao piloto reserva da equipe, Ryo Hirakawa, estava há menos de dez minutos na pista quando seu carro repentinamente rodou e se chocou forte contra a barreira de proteção na saída da primeira curva. Inicialmente não se sabia a causa do acidente, mas agora Oakes confirmou que foi resultado de um erro do piloto.
A entrada da primeira curva em Suzuka é incomumente feita de pé embaixo, exigindo que o piloto desative o DRS manualmente. De acordo com Oakes, Doohan, de 22 anos, não realizou essa ação, o que levou ao impacto em alta velocidade com a barreira de proteção.
“Estamos todos aliviados em ver Jack sair ileso de seu acidente no TL2 e felizes em vê-lo bem após seus exames médicos de precaução”, disse Oakes, antes de explicar que o erro do piloto foi o responsável pela forte batida. “Foi um erro de avaliação ao não fechar o DRS na curva 1. É algo para aprender e sei que Jack e a equipe estarão prontos para amanhã.”
O chefe da Alpine também comentou sobre o trabalho necessário para reparar o carro: “Sua equipe trabalhará arduamente para ter o carro preparado após os danos. Do ponto de vista do desempenho hoje, há algumas coisas para trabalharmos”, acrescentou.
A equipe já havia confirmado que Doohan não sofreu nenhuma concussão ou ferimento grave, apesar da magnitude do acidente. Agora, a Alpine terá que trabalhar intensamente para deixar o carro pronto para o TL3 e a sessão de classificação no sábado. Doohan, por sua vez, prometeu aprender com o erro e focar na preparação para o restante do fim de semana. “Antes de mais nada, estou bem após o incidente”, afirmou o piloto. “Foi um impacto forte, algo que me pegou de surpresa, e aprenderei com isso. Sei que a equipe tem muito trabalho pela frente para reparar o carro para amanhã, então agradeço antecipadamente pelos seus esforços. Meu foco está em amanhã, onde teremos o TL3 para nos preparar para a sessão de classificação”, concluiu o piloto australiano.