F1: Equipes envolvidas nos preparativos para a temporada 2024

Embora a temporada 2023 da Fórmula 1 tenha terminado, isso não significa descanso para as equipes, que estão a todo vapor preparando seus carros para 2024. Dias após o último teste de pós-temporada em Abu Dhabi, os carros e funcionários da F1 retornaram às suas sedes.

Mas o próximo período não é de descanso, pois todo o foco está nos carros do próximo ano, que estarão na pista em menos de três meses. O período mais movimentado do ano chegou para as equipes, com o chefe da Williams, James Vowles, descrevendo a extensão do trabalho que será realizado nos próximos meses.

“Acho que mesmo se eu oferecesse a todos aqui um mês de folga, eles não aproveitariam uma hora”, disse Vowles. “Estamos trabalhando continuamente no carro do próximo ano, no do ano seguinte e no carro de 2026. Esse trabalho continua em segundo plano. O que você vê na pista é apenas a ponta do iceberg. As sessenta pessoas que você vê trabalhando no carro, não são nada comparadas às oitocentas pessoas em Grove, que estão colocando horas, dias e meses no programa.”

Vowles acrescentou: “Este é o período mais movimentado de toda a temporada. É o período de construção em que estamos reunindo conceitos e designs, eles passaram pelo túnel de vento e pelo escritório de design, e agora estão começando a trabalhar no sentido da produção.”

Lembrando que não há parada obrigatória nas fábricas das equipes da F1 para o período de intervalo entre as temporadas, como é o caso durante as férias no meio do ano. No entanto, uma parada para esse período também pode se tornar obrigatória e entrar em vigor nos próximos anos, em meio ao calendário da F1 em constante expansão.

No intervalo entre as temporadas, as equipes trabalham para alcançar alguns marcos importantes. Isso inclui ajustes de assento para os pilotos, passar no teste de colisão com o novo chassi e ligar o novo motor.

O teste de colisão, em particular, é um momento importante. Se uma equipe não passar, o carro exigirá grandes ajustes, o que resultará em uma perda de tempo dispendiosa antes do lançamento do novo carro e do teste de pré-temporada no Bahrein.

Um shakedown também é uma parte importante antes dos testes de pré-temporada, pois marca a primeira vez que o carro entra na pista e os esforços das centenas de membros da equipe são recompensados.