F1: Equipe Mercedes comenta acontecimentos no GP de Abu Dhabi

A Mercedes não teve uma temporada como esperava na Fórmula 1 em 2023. Pela primeira vez desde 2011, a equipe terminou a temporada sem nenhuma vitória. Abu Dhabi, apesar de um pódio, também não foi uma corrida perfeita. Rosie Wait, chefe de estratégia de corrida da equipe, faz um balanço da última corrida do ano.

Na volta 15 da corrida, Hamilton e Gasly tiveram um contato. Quanto isso afetou o carro de Hamilton? De acordo com Wait, não foi tão ruim: “Essas coisas geralmente parecem piores na televisão do que na realidade, e sem dúvida terão afetado um pouco o equilíbrio e o desempenho do carro de Lewis, mas nunca foi uma consideração nossa para pagar o custo de um pit stop para colocar uma nova asa dianteira, em vez de simplesmente continuar com ela.”

As maiores preocupações da equipe estavam em outro lugar: “A maior preocupação para nós era estrutural, então se tivesse se degradado e começado a se tornar um problema estrutural, isso poderia ter sido um problema de segurança e isso poderia nos forçar a mudar de ideia. Estávamos monitorando muito de perto durante a corrida, mas felizmente não se tornou um problema e ele pôde simplesmente terminar a corrida com a asa como estava.”

O que muitos fãs notaram, foi a aparência de George Russell. Ele parecia um pouco indisposto e estava tossindo muito. “George está bem”, disse Wait. “Foi uma temporada muito difícil e uma sequência particularmente árdua, e muitos de nós estamos nos sentindo um pouco indispostos. No entanto, ao contrário de George, a maioria de nós não precisa sentar em um carro de Fórmula 1 sendo submetido ao tipo de forças que ele experimenta por 58 voltas da corrida. Eu suspeito que foi uma experiência muito desagradável e desconfortável para ele”, acrescentou.

Conseguir o P2 no campeonato de construtores foi muito importante para a equipe: “Em última análise, o objetivo de todos nós aqui é ganhar campeonatos e não fomos capazes de fazer isso este ano. No entanto, dado o desempenho que tivemos e os desafios que enfrentamos, P2 é um resultado realmente bom. Agora podemos seguir em frente, concentrando todas as nossas energias em melhorar no próximo ano”, finalizou Wait.