F1: Doohan soma pontos de punição na Superlicença no GP da China

Jack Doohan já tem seus primeiros pontos de penalização na carteira na Fórmula 1. O australiano somou nada menos que quatro durante o final de semana do GP da China.

O competidor da Alpine completou a Sprint em Xangai apenas na 20ª colocação, enquanto a prova principal do domingo foi 13º. E apesar de ter saído zerado de pontos no campeonato, soma ao menos pontos de punição em sua Superlicença.

Os primeiros pontos do final de semana vieram após causar uma colisão contra a Sauber de Gabriel Bortoleto. Os comissários deram 10s de punição e dois pontos para Doohan após a confirmação da tentativa de ultrapassagem em cima do brasileiro na curva 14. No documento oficial dizia:

“DOO [Doohan] sugeriu de que estava no controle da ultrapassagem, mas a presença de dois carros da Haas e a linha que tomaram comprometeram sua tentativa. Primeiro, como o carro tentando passar, a responsabilidade estava com DOO de assegurar que seria feito de uma maneira segura e alinhado com os regulamentos.”

“Segundo, aplicando as Diretrizes de Padrões de Condução, o DOO não tinha direito à curva no ápice e deveria ter recuado – aqui, devido à velocidade com que ele se aproximou da curva para a ultrapassagem e ao travamento e subviragem resultantes, uma colisão foi causada, pela qual o DOO foi predominantemente o culpado.”

Outro incidente envolvendo Jack na F1 na China foi quando forçou Isack Hadjar para fora da pista. Novamente na curva 14, o piloto da Alpine tenta retomar sua posição do adversário da Racing Bulls, mas forçou o piloto de 20 anos para fora do traçado.

“O carro 7 [DOO] foi ultrapassado pelo carro 6 [HAD] na corrida até a curva 14 e, ao tentar retomar a posição por dentro, DOO perdeu o controle, travou e forçou HAD a sair da pista. Consequentemente, impusemos uma penalidade de tempo de 10 segundos com 2 pontos de penalidade, o que está de acordo com as diretrizes para forçar um piloto a sair da pista.”

🎥 Vídeos mais recente