F1 define os GPs que terão as corridas sprint em 2022; Brasil está na lista

A temporada de 2022 da Fórmula 1 será aberta com a primeira de seis provas de sprint, que deverão recompensar mais pilotos com pontos do que este ano. Os planos para expandir o conceito da corrida de qualificação para um maior número de etapas na próxima temporada foram revelados às equipes pela F1 durante uma reunião em Jeddah na manhã deste sábado (04).

Em uma mudança importante, a F1 pretende garantir que o piloto que lidera o sistema de qualificação convencional de sexta-feira seja referido como o ‘vencedor da pole’ no fim de semana. Isso se seguiu a fortes críticas sobre o grid do Grande Prêmio ser decidido na corrida de sábado.

As equipes também foram informadas sobre os planos de estender os pontos nas corridas de qualificação para além dos três primeiros pilotos. No atual sistema, somente os três primeiros colocados marcaram pontos nas corridas de qualificação de sprint deste ano. Ainda não foi determinado quantos mais serão recompensados ​​em 2022, embora se acredite que a possibilidade de premiar os 10 primeiros colocados, como em um GP.

Além da mudança do sistema de pontuação, outra novidade é o aumento de provas sprints. Seis rodadas no calendário do próximo ano terão corridas de qualificação. A primeira será na corrida de abertura no Bahrein, e segue nos seguintes GPs: Emilia-Romagna, em Ímola; Canadá, em Montreal; Áustria, no Red Bull Ring; Holanda, em Zandvoort, e no GP de São Paulo, em Interlagos.

Depois que as equipes expressaram reservas sobre as corridas de qualificação em 2021 e o impacto potencial sobre os custos sob as restrições orçamentárias recém-introduzidas, a F1 informou às equipes que receberiam até 500 mil dólares em compensação por danos aos seus carros em corridas de sprint para cada um dos seis fins de semana.

O calendário da F1 em 2022 será o maior da história do esporte, com 23 eventos. A abertura do campeonato será Grande Prêmio do Bahrain, no dia 20 de março, e vai até o Grande Prêmio de Abu Dhabi, em 20 de novembro.

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon