Franco Colapinto acredita que está em constante evolução na Alpine, mesmo sem conseguir transformar esse progresso em bons resultados. O argentino de 22 anos ainda não marcou pontos na atual temporada, e vem de um 16º lugar em Singapura e 19º no Azerbaijão. Apesar disso, às vésperas do GP dos Estados Unidos, ele afirmou estar confiante de que seu trabalho vem trazendo frutos.
“Nas últimas corridas, depois das férias da Fórmula 1, comecei a me sentir mais à vontade. Já dava para perceber que o ritmo estava melhorando. Estou trabalhando muito bem com meus engenheiros. Sabemos que precisamos extrair mais desempenho do carro, porque não estamos no nível que gostaríamos ou que esperávamos neste ponto do ano”, disse Colapinto.
O piloto ressaltou que a equipe tem se esforçado para compreender os problemas e adaptar o carro às pistas onde pode ser mais competitivo: “Estamos tentando entender as nossas dificuldades, ir para corridas que favoreçam mais nosso pacote, acertar no setup e estar prontos desde o primeiro treino. Mas às vezes temos dificuldades em levar esse ritmo de uma pista para outra”, afirmou.
Por enquanto, o futuro de Colapinto segue indefinido, enquanto seu companheiro de equipe Pierre Gasly, já renovou o contrato. Até o momento, a Alpine ainda não decidiu se o argentino continuará em 2026. Questionado sobre essa situação, ele preferiu destacar os aspectos positivos da temporada.

“Estou aprendendo e entendendo melhor o carro a cada sessão, embora esteja sendo difícil. Nos últimos cinco GPs senti uma melhora clara no lado pessoal, mesmo sem estar satisfeito com os resultados da equipe. O importante é continuar fazendo meu trabalho, porque estou muito feliz com a forma como trabalhamos juntos”, acrescentou.
Colapinto também destacou o empenho coletivo dentro da Alpine: “Nos últimos cinco finais de semana realmente sofremos com a falta de ritmo, mas é bom ver que ninguém desiste. Todos continuam motivados, engenheiros, mecânicos, todos estão pressionando como se estivéssemos brigando por pontos. Não é a nossa realidade no momento, mas é positivo ver essa determinação para buscar mais performance”, completou.
Além de Colapinto e Gasly, a Alpine ainda tem sob contrato o australiano Jack Doohan e o estoniano Paul Aron, que podem ser candidatos à vaga do piloto argentino no próximo ano.
