F1: Chefe da Williams garante permanência de Albon e Sainz em 2027

O chefe da Williams, James Vowles, afirmou que não está preocupado com uma possível saída de Alex Albon e Carlos Sainz da Williams na temporada 2026 da Fórmula 1. Mesmo com a equipe enfrentando dificuldades após cair da quinta para a oitava posição no campeonato de construtores, o chefe da equipe garantiu que os dois pilotos continuam comprometidos com o projeto do time de Grove.

A temporada tem sido desafiadora para a Williams, principalmente por causa do FW48, descrito como um carro acima do peso ideal após a introdução das novas regras técnicas. Ainda assim, Vowles acredita que a equipe está demonstrando evolução e capacidade de reação diante dos problemas encontrados no início do campeonato.

O chefe do time britânico destacou que seu principal objetivo, é provar que a equipe mudou em relação ao passado. Segundo ele, a estrutura atual tem condições de responder rapidamente às dificuldades e recuperar competitividade ao longo do desenvolvimento do carro.

“É muito importante para mim e para o conselho mostrar que não somos a Williams antiga”, afirmou Vowles. “A Williams do passado teria enfrentado um intervalo entre as temporadas difícil, e permanecido no fundo do grid. Quero mostrar que temos capacidade para reagir e encontrar desempenho rapidamente, e estamos fazendo isso neste momento”, disse ele.

O dirigente também comentou que Albon e Sainz não estão interessados apenas em alcançar o Q3 ocasionalmente, mas sim em enxergar uma equipe capaz de solucionar problemas e evoluir continuamente. Para Vowles, esse é o principal fator que mantém os pilotos motivados dentro do projeto.

James Vowles (GBR) Williams F1 Team, Team Principal.
Foto: XPB Images

“Falando sobre o mercado de pilotos, conversem com Alex e Carlos. Eles querem fazer parte dessa jornada, e isso é o melhor que posso dizer. Meu trabalho é garantir que eles continuem querendo isso também”, afirmou o britânico.

A Williams segue promovendo mudanças internas para fortalecer sua estrutura técnica e operacional. Recentemente, a equipe contratou profissionais vindos de McLaren, Mercedes e Alpine, incluindo Piers Thynne, ex-diretor de operações da McLaren.

Sainz elogiou a reação da equipe após os problemas enfrentados no início do ano: “Depois das dificuldades iniciais, ficou claro que ainda não estávamos no nível em que deveríamos estar em várias áreas. Fico feliz em ver que conseguimos reagir rapidamente, reconhecer os problemas e criar um plano de ação para nos tornarmos mais fortes”, concluiu o piloto espanhol.