F1: Campeão dos anos 70 elogia desempenho de Verstappen

O ex-piloto da Fórmula 1 Jody Scheckter, campeão em 1979 na categoria, afirmou que Max Verstappen teria sido o piloto imbatível de sua era. Em entrevista à Gazzetta della Sport, Scheckter exaltou o desempenho do holandês e o colocou acima de nomes icônicos como Jackie Stewart e Niki Lauda.

Verstappen acumula atualmente três títulos consecutivos na F1, e dominou as últimas duas temporadas, vencendo impressionantes 77% das corridas desde 2022. Com este currículo, o holandês já ocupa o terceiro lugar no ranking histórico de vitórias, atrás apenas de Lewis Hamilton e Michael Schumacher.

Scheckter, que correu na Fórmula 1 nos anos 70, enfrentou figuras lendárias como Lauda e Stewart. Apesar dos riscos da época, onde quebras mecânicas eram frequentes, além de muitos acidentes fatais, o piloto sul-africano conquistou dez vitórias e o título no campeonato de 1979, superando o talentoso Gilles Villeneuve.

Ao analisar o domínio de Verstappen na era atual, Scheckter não tem dúvidas em afirmar que o holandês teria reinado também na década de 70. “Ele é melhor do que qualquer um que correu na minha era”, declarou Scheckter.

Ciente dos debates sobre diferentes épocas e estilos de pilotagem, Scheckter reconhece a diferença em relação aos riscos enfrentados anteriormente: “Às vezes dizem que naquela época éramos ‘homens de verdade’ que arriscavam a vida”, disse ele. “Os carros quebravam com frequência, não a Ferrari, mas a Tyrrell, por exemplo. Mais tarde, percebi que tive sorte, pois meu maior sucesso foi permanecer vivo, nem precisei ser levado de helicóptero para o hospital.”

Embora reconheça o estilo agressivo inicial de Verstappen, Scheckter destaca sua evolução: “Também comecei de forma um pouco imprudente, como todo mundo. Quando você é jovem, quer mostrar talento e coragem. Max também fez isso, e não gostei de como ele corria no início da carreira, pois não demonstrava respeito aos outros pilotos. Mas ele amadureceu e entendeu que não se vence corridas, especialmente campeonatos, causando acidentes e batendo em outros carros”, concluiu o ex-piloto.

A comparação entre diferentes épocas do automobilismo sempre gera sempre muita discussão. No entanto, a afirmação de Scheckter, um campeão experiente, é um forte indicativo do impacto e do talento de Max Verstappen, mas obviamente não encerra as discussões sobre as diferenças entre as épocas da Fórmula 1.