Após a Alpine substituir Jack Doohan por Franco Colapinto antes do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1, Jenson Button acredita que as equipes não deveriam poder “trocar de piloto durante a temporada”.
A equipe francesa decidiu substituir Doohan após seis corridas em sua temporada de estreia, o australiano voltou a ser apenas reserva, enquanto Colapinto, que havia sido contratado como piloto de testes e reserva, assumiu o lugar ao lado do Pierre Gasly.
Durante a transmissão da ‘Sky Sports F1’ em Mônaco, ele comentou sobre as recentes movimentações no grid atual com Karun Chandhok e David Croft. Os três criticaram a decisão da Alpine.
Chandhok achou a troca da Alpine injusta: “É interessante o que o Ted (Kravitz) comentou sobre o Colapinto, porque olhando inicialmente para Ímola, não pareceu que houve um salto de desempenho em relação ao que o Jack Doohan vinha fazendo. De certa forma, é bem injusto com o Jack, porque ele demonstrou velocidade em alguns momentos. Sei que ele teve alguns acidentes, mas também teve azar com bandeiras amarelas e timing. E em algumas ocasiões ele igualou o ritmo do Pierre Gasly. Tirando as questões comerciais, parece mesmo injusto com o Doohan.”
Croft completou: “Não vejo outro motivo para essa decisão além de considerações comerciais.”
Button também concordou com Chandhok e afirmou que, se um piloto tem contrato, deveria competir durante toda a temporada: “Concordo totalmente. O Colapinto foi muito rápido quando entrou na Williams no ano passado e conseguiu resultados fortes logo de cara. Então entendo que, se ele é o piloto de testes, está ali pronto para assumir. Mas é muito duro tirar alguém depois de apenas algumas corridas. Deveria existir uma regra que proibisse a troca de pilotos durante a temporada. Se há um contrato, ele deve valer pelo ano todo.”
Croft acrescentou: “A não ser que o piloto esteja machucado ou algo assim. Só para completar: a média de posição de largada do Jack Doohan nesta temporada foi 15,5. A média do Colapinto em nove largadas pela Williams foi 16ª.”
No anúncio, a Alpine disse que Colapinto vai correr nas próximas cinco etapas. Mas Flavio Briatore, que assumiu o comando da equipe após a saída de Oliver Oakes, já deixou claro que “não há um limite definido” para o tempo do argentino no carro.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Mônaco ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.