Valtteri Bottas pode estar prestes a retornar para a Williams. O piloto finlandês deu a entender que a equipe inglesa está considerando outros nomes para a vaga na temporada 2025 da Fórmula 1, já que Carlos Sainz, alvo principal da Williams, segue sem definição sobre seu futuro.
James Vowles, chefe da Williams, havia deixado claro que Sainz era sua prioridade, e rumores indicavam que um acordo entre as partes estava próximo. No entanto, o interesse da Alpine pelo espanhol e a possibilidade de ida para a Mercedes, bagunçaram os planos.
Com a demora na decisão de Sainz, a Williams teme perder a oportunidade de contratar outros pilotos qualificados. Vowles já havia declarado a busca por um piloto comprometido com a equipe.
Bottas é um dos nomes cotados como plano B e foi visto conversando com Vowles no paddock de Silverstone no último final de semana. O finlandês, que deve deixar a Sauber ao término da temporada atual, indicou que as negociações para 2025 estão caminhando bem.
“Sinto que as coisas estão começando a progredir e se aproximar, de um jeito bom”, disse Bottas. “Porém, ainda não há nada para anunciar e nenhum contrato foi assinado.”
Apesar da indefinição, Bottas mantém o otimismo e afirma estar confiante em sua permanência no grid em 2025.
“Sim, acho que estou em uma boa posição. Sinto que algumas pessoas no paddock, felizmente, ainda sabem o que eu posso fazer, quais são meus pontos fortes para fazer parte de uma equipe. Mas leva tempo para finalizar as coisas”, acrescentou.
O fato de já ter trabalhado com Vowles durante sua passagem pela Mercedes (2017-2020) pode ser um trunfo para Bottas. “Com certeza ele sabe disso e ajuda quando você trabalha com pessoas que sabem o que você pode fazer, como eu disse”, continuou Bottas sobre a familiaridade com o chefe da Williams.
Enquanto Sainz analisa suas opções, Bottas nega que a espera por uma definição esteja sendo frustrante. Ele argumenta que situações similares já aconteceram em sua carreira na Mercedes.
“Não é frustrante. Na verdade, é empolgante. Quero dizer, faz parte do esporte e ainda estamos em julho. Já estive em situações em que tive que esperar até setembro ou outubro. Então, acho que ainda estamos em uma situação decente. Às vezes é assim que funciona. E acho que mencionei na semana passada, que nesse esporte, nem sempre se trata apenas de puro desempenho. Existem muitos elementos que decidem as prioridades de uma equipe. Então, é parte do jogo.”
O finlandês evita confirmar se sua vaga na F1 1 2025 depende exclusivamente da decisão de Sainz. “É difícil responder isso. Não sei o que dizer. Ainda estou meio que esperando, meio que não. Talvez não. Talvez essa seja a melhor resposta…”
Bottas, vencedor de dez corridas na F1, espera que um anúncio sobre seu futuro possa ser feito antes das férias da categoria e reafirmou seu interesse em um contrato de longo prazo.
“Deixei claro nas negociações que quero objetivos bem definidos para os próximos anos, um projeto claro do qual eu possa fazer parte e trabalhar junto, e estou pronto para me comprometer”, finalizou o piloto finlandês.