F1: Bottas considera retorno à Mercedes como piloto reserva para 2025

Valtteri Bottas, atualmente na equipe Sauber (futura Audi em 2026), está explorando alternativas para a temporada 2025 caso não consiga garantir um lugar como piloto titular na equipe Audi. O finlandês confirmou que uma das opções seria retornar à Mercedes como piloto reserva, equipe pela qual correu entre 2017 e 2021 ao lado de Lewis Hamilton.

Bottas, que era um dos favoritos para garantir uma vaga na Audi para 2025, tem visto suas chances diminuírem com o passar do tempo. A equipe alemã está avaliando a possibilidade de apostar em um jovem talento em vez de manter um piloto mais experiente. Nomes como Oliver Bearman, Franco Colapinto e Liam Lawson têm se destacado recentemente, o que não favorece a posição de Bottas nas discussões internas.

Além desses jovens, outros nomes estão sendo cogitados para formar a dupla da Audi ao lado de Nico Hulkenberg. Entre os candidatos estão Gabriel Bortoleto, Théo Pourchaire e Mick Schumacher. Pourchaire, por exemplo, já faz parte do programa de desenvolvimento da Sauber e atualmente ocupa o cargo de piloto reserva. Com poucas opções viáveis no grid para Bottas, o piloto finlandês começou a buscar alternativas emergenciais.

Retorno à Mercedes como opção de emergência

Bottas revelou que, além de continuar como piloto titular, uma de suas opções seria retornar à Mercedes, mas como piloto reserva. Atualmente, Mick Schumacher ocupa essa função na equipe de Brackley, mas a possível saída de Schumacher para outra equipe abriria caminho para o retorno de Bottas. “Minha prioridade é continuar como piloto titular. É o que eu quero e é o que estamos tentando com Mattia [Binotto]”, explicou Bottas em entrevista à F1TV. “Mas, como não tenho nada assinado e já estamos em outubro, preciso considerar todas as alternativas, incluindo um retorno à família Mercedes. Essa é uma opção que eu consideraria, embora minha prioridade seja continuar como piloto de corrida.”

Com o tempo passando e a indefinição sobre sua permanência como piloto titular na Audi, Bottas se vê obrigado a analisar todas as possibilidades. Além de sua ligação com a Mercedes, outras opções podem surgir, mas a prioridade do finlandês é continuar competindo como piloto titular na Fórmula 1.

Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.