F1: Bottas aponta necessidade de mudanças drásticas na Sauber após temporada decepcionante

O piloto Valtteri Bottas pediu mudanças radicais na equipe Sauber (Alfa Romeo até este ano) para a próxima temporada da Fórmula 1, após um ano decepcionante em 2023.

Bottas, que terminou a temporada em 15º lugar no campeonato de pilotos, acredita que a Sauber precisa desenvolver um carro completamente novo para ser competitiva em 2024.

“A principal coisa é que precisamos de um carro novo”, disse Bottas. “Ele precisa ser diferente e essa é a maior lição deste ano. Claramente atingimos o limite com este carro, e com o desenvolvimento, não conseguimos encontrar nada grande. Todo o conceito precisa ser diferente, então é isso que aprendemos.”

Bottas também se mostrou insatisfeito com seu desempenho na última corrida da temporada, em Abu Dhabi, onde terminou em 19º lugar.

“A estratégia reversa, de onde comecei, fazia sentido, mas foi bastante monótona, obviamente sem Safety Cars”, disse ele.

“No final das contas, a parada única não funcionou para nós, simplesmente não conseguimos manter os pneus em boas condições, especialmente com os médios no final, que começou a granular. Por isso que o ritmo foi bem lento. No geral, mesmo quando os pneus estavam bem, o ritmo não estava lá”, encerrou o piloto finlandês.

As declarações de Bottas deixam claro que a Sauber precisa se reinventar para tentar voltar a ser competitiva na Fórmula 1. A equipe terá muito trabalho a fazer durante o intervalo entre as temporadas se quiser disputar posições mais avançadas no próximo ano.