Gabriel Bortoleto afirmou estar em uma posição privilegiada dentro da equipe Sauber, ao comentar a recente substituição de Jack Doohan por Franco Colapinto na Alpine. Para o brasileiro, o ambiente mais estável da sua equipe o protege de pressões semelhantes às enfrentadas pelo australiano.
A mudança na Alpine, oficializada antes do GP da Emília-Romanha, marca a segunda troca de pilotos na temporada 2025 da Fórmula 1. Colapinto terá cinco provas para mostrar serviço antes de uma nova avaliação.
Bortoleto, que segue como único brasileiro na F1, rejeitou qualquer tipo de rivalidade com o argentino Colapinto. “Não há rivalidade entre nós. Nunca houve. Corremos juntos no passado, mas nunca disputamos um campeonato diretamente. Com o Hadjar, por exemplo, houve disputa real. Mas com Franco, não”, disse Bortoleto, que celebrou a chegada de mais um sul-americano à F1. “Fico feliz por vê-lo na Fórmula 1. É uma pena pelo Jack, mas esse é o esporte que praticamos.”
A postura da Alpine, que foi criticada pela forma como tratou Doohan, também foi alvo de comentários por parte de Bortoleto. “Tenho sorte, pois tenho uma equipe muito boa por trás de mim que não coloca esse tipo de pressão. Eles foram claros sobre o que querem de mim, sobre nosso projeto e nossos objetivos. Tudo isso está muito bem definido”, disse ele.
Questionado sobre como reagiria se tivesse apenas seis corridas para provar seu valor, Bortoleto foi direto: “Não seria diferente do que já faço. Sempre dou o máximo. Mas se te dizem que você só tem seis corridas, a pressão muda. Você pode cometer mais erros tentando se provar”, acrescentou.
Para o brasileiro, Doohan vinha fazendo um bom trabalho, considerando as limitações do equipamento. “Sabemos que na F1 não dá para pegar um carro como o dele e colocar na pole, é impossível. Ele teve alguns incidentes, mas estava indo bem nas sessões de classificação e em algumas corridas”, completou o piloto brasileiro.
Com a chegada da fase europeia do campeonato, a estabilidade e o planejamento de longo prazo são trunfos que Bortoleto espera usar a seu favor na sequência da temporada.