Gabriel Bortoleto vai largar da 16º colocação no GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. Na classificação feita neste sábado (18), o brasileiro da Sauber não conseguiu avançar para a segunda fase após anotar tempo de 1min34s125.
Nesta sessão, o tempo está o mais quente em que já esteve durante todo o final de semana. O termômetro estava em 34ºC, enquanto o asfalto chegava a 46ºC.
Cronometrado disparado em Austin, no Texas, e Bortoleto acompanhou os adversário e não perdeu tempo em deixar os boxes. E ainda nos primeiros minutos, Isack Hadjar já provocou uma bandeira vermelha por uma batida.

Box está aberto mais uma vez e mesmo com o pitlane aberto, diversos pilotos ainda estavam parados na saída. Restando pouco mais de 12 minutos para a quadriculada, o piloto já estava em sua tentativa de volta rápida.
Quando fechou seu primeiro giro, o titular do carro #5 anotou 1min34s734, a 0s379 de Nico Hülkenberg – a dupla era a última com tempo feito. O brasileiro estava com pneu macio.
Ainda sobrando seis minutos no relógio, Bortoleto estava na 18ª colocação, dentro da zona de corte e parado nos boxes. Em comparação, seu companheiro era 12º.
Gabriel saiu da pista e primeiro deu uma volta de instalação, mas após ter aberto sua volta rápida, o brasileiro conseguiu melhorar sua marca, mas foi para a 14ª posição – anotou 1min34s125.
Então, com a melhora de mais pilotos, Bortoleto caiu para a 17ª colocação e não conseguiu passar do Q1. Entretanto, Alexander Albon teve sua volta deletada e, com isso, vai largar em 16º.
