Gabriel Bortoleto completou mais uma classificação de sua temporada de estreia na Fórmula 1. Neste sábado (24) de GP de Mônaco, o titular da Sauber fez o tempo de 1min12s292 para alinhar na 16ª colocação no Principado.
Com o treino liberado, a maior parte do pelotão foi para a pista, com exceção de Verstappen, Norris, Piastri e Russell. Portanto, Bortoleto já logo deixou o pitlane na primeira leva dos primeiros minutos do Q1.
Ao completar a sua primeira volta rápida, o brasileiro, que usava pneus macios, como todos os outros pilotos – menos a dupla da Alpine -, se colocou na sexta colocação imediatamente atrás de Nico Hülkenberg. O tempo era de 1min13s494.
Com oito minutos para a bandeira quadriculada, então, o piloto do carro #5 deu novo giro cronometrado e conseguiu se colocar em nono, a 0s850 de Lando, que estava em primeiro no momento.
Entrando na fase final do Q1, Gabriel vinha em 13º com volta 1min12s446. Lance Stroll era o 15º, no limite da zona de corte e seu marco era de 1min12s563, 0s120 mais lento que o brasileiro. Pouco depois, o competidor da Sauber melhorou e foi para 11º.
Nos segundos finais, Bortoleto, que ocupava o 16º posto a 0s04 de Lawson, o 15º, abriu sua última tentativa. Ao completar, saltou para 15º, mas Isack Hadjar também melhorou e empurrou o brasileiro para 16º, ficando no Q1.
Ainda, já na bandeira quadriculada, Kimi Antonelli bateu no muro de pneus e destruiu sua Mercedes, provocando uma bandeira vermelha.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Mônaco ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.