Encerrada a sexta-feira (30) de treinos do GP da Espanha da Fórmula 1. E na segunda sessão em Barcelona, Gabriel Bortoleto completou na 17ª colocação à frente da dupla da Haas e de Franco Colapinto.
Para o TL2, o tempo seguia quente, apesar de ligeiramente mais fresco. O termômetro estava na casa de 30ºC e o asfalto baixou para 47ºC, enquanto a umidade girava em torno de 34%.
Boxes abertos e pilotos autorizados para deixar o pitlane. Em um primeiro momento, o titular da Sauber chegou a dar sua volta de instalação, mas sem fazer um tempo cronometrado.
Então, em sua primeira volta rápida em Barcelona, Bortoleto vinha em 16º calçando o pneu médio. O brasileiro conseguiu anotar 1min15s225, mas logo começou a ser empurrado para baixo com a melhora de outros pilotos.
Com mais de 10 minutos já completados no relógio, o titular da Sauber estava à frente de Franco Colapinto e Esteban Ocon na tabela. A diferença para Lando Norris, líder do momento, era de 1s625.
Já tendo passado metade do tempo no relógio, Bortoleto estava de volta à pista para novas tentativas de voltas rápidas. O competidor vinha em 19º calçando o composto vermelho, portanto, macio, e estava à frente o francês da Haas.
Quando completou seu novo giro, não conseguiu subir muito e estava em 17º, cinco posições atrás de Nico Hülkenberg, quase 0s3 atrás do companheiro de equipe.
Para a etapa da Espanha, a Sauber levou um pacote de atualizações. Nico usou as atualizações no TL1 e era esperado que Gabriel usasse no TL2, mas o piloto acabou indo à pista sem e é esperado que seu carro as use no terceiro treino do final de semana.
Treino encerrado e Gabriel terminou o dia na 17ª colocação. Em comparação com seu companheiro Hülkenberg, ficou cinco posições abaixo, quase 0s3 mais lento.