F1: Bortoleto diz estar preparado, mas minimiza expectativas para Austin

Gabriel Bortoleto chega a Austin com bastante preparação para seu primeiro GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, mas com os pés no chão em relação às chances da Sauber neste fim de semana. O brasileiro, que fará sua estreia no Circuito das Américas, revelou que passou “mais horas do que gostaria” no simulador para se adaptar ao traçado texano, que exige bastante dos pilotos e carros.

Na coletiva de imprensa prévia ao fim de semana, nesta quinta-feira, Bortoleto falou sobre sua primeira impressão do circuito e deixou claro que espera um desafio pela frente. “É a minha primeira vez aqui. Dei uma caminhada na pista esta manhã só para dar uma olhada no traçado. Parece muito divertida e agradável, especialmente o setor um, cheio de trechos de alta, e é uma pista muito esburacada. Então, não sei. Vamos ver como nosso carro se comporta aqui”, declarou.

O piloto destacou que o estilo do traçado pode não favorecer tanto a Sauber. “Sabemos que normalmente não é o melhor [tipo de pista] para nós, mas acho que estamos testando coisas diferentes recentemente e espero que seja um bom fim de semana”, completou.

Para compensar a falta de experiência no circuito, Bortoleto dedicou boa parte da preparação ao trabalho em simuladores, tanto na sede da Sauber, na Suíça, quanto em casa. “A preparação para esses eventos, uma pista nova para mim, é uma pista muito complicada, muito técnica. Eu passei muitas horas na equipe [na Suíça], na minha casa também, no meu novo simulador. Então, sim, não sei exatamente quantas horas passei”, disse.

Gabriel Bortoleto (BRA) Sauber.
Foto: XPB Images

“Sei que foram muitas voltas que dei, talvez mais do que gostaria. Mas sim, foi o suficiente. Eu diria que me sinto preparado para o evento. Sinto que fiz minha lição de casa. E agora é só ir para a pista amanhã e tentar me acostumar em apenas uma sessão de treino livre e ir direto para a classificação sprint”, completou o brasileiro.

Bortoleto representa a Sauber nesta temporada, marcando o retorno do Brasil à Fórmula 1 após alguns anos. A etapa em Austin é a 19ª da temporada 2025 e será disputada no Circuito das Américas, no Texas.

A programação do fim de semana é a seguinte no fuso de Brasília (GMT -3): sexta-feira (17) com o TL1 às 14h30 e a Qualificação Sprint às 18h30; sábado (18) com a Sprint às 14h00 e a Classificação às 18h00; e domingo (19) com a corrida marcada para 16h00.

O F1MANIA.NET acompanha todas as sessões em tempo real, o F1 TV Pro transmite todas ao vivo com imagens, o Bandsports exibe todas as atividades, exceto a corrida, que será transmitida ao vivo pela Band.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.