Gabriel Bortoleto completou o segundo treino livre do GP de Mônaco sem grandes problemas. Na atividade da manhã deste sábado (24) de Fórmula 1, o brasileiro anotou volta de 1min12s601 para terminar na 19ª colocação da tabela.
Para a última sessão de ensaio antes da tomada de tempos de mais tarde, o termômetro indicava 21ºC e o asfalto chegava a 38ºC. Com céu aberto e bastante sol, a umidade estava na casa de 56% e o vento soprava a 6,5 km/h.
Boxes abertos em Monte Carlo, mas os competidores demoraram a sair. Quase dez minutos rodados no relógio e apenas Liam Lawson e Franco Colapinto haviam marcado tempo – e só neste momento Bortoleto foi a primeira vez para a pista.
Quando completou seu primeiro giro, então, fez na casa de 1min23s, enquanto os demais estavam na casa de 1min14s. Foi apenas na tentativa seguinte que fez a volta rápida, baixando para 1min14s648 e indo para terceiro dos cinco com tempos feitos.
Na volta seguinte, o piloto do carro #5 melhorou ainda mais sua volta ao fazer 1min14s173 enquanto usava os pneus médios. Enquanto isso, Nico Hülkenberg era o primeiro colocado, mas causou uma bandeira amarela momentânea ao escapar do traçado, mas rapidamente retomou.
Com 34 minutos restantes para o encerramento do treino em Monte Carlo, o brasileiro estava em 16º com 13 voltas completadas e a 1s506 de Max Verstappen, o mais rápido do momento, e a 0s4 de Hülk.
Entrando nos últimos 20 minutos de sessão, Bortoleto colocou pneus macios novos e vinha para novas tentativas. Quando completou, se colocou em 15º e fez 1min12s777, a 1s544 do tetracampeão da Red Bull.
Quando Gabriel foi para os boxes, colocou os compostos vermelhos e deu dois ‘cliques’ na asa dianteira: um do lado direito e outro esquerdo, provavelmente para ‘colar’ mais no chão.
Com menos de dois minutos, então, Lewis Hamilton se envolveu em um acidente – chegou a tirar uma lasca de seu pneu. Nisso, a sessão precisou ser interrompida por bandeira vermelha, e Bortoleto vinha em 19º.
Treino encerrado e o brasileiro completou o treino como penúltimo, à frente de Franco Colapinto. Em comparação, Hülkenberg foi 13º a pouco menos de 0s4 mais rápido que o companheiro.