Gabriel Bortoleto chega ao GP da Áustria de Fórmula 1 confiante em um bom resultado, mas admite que as dificuldades nas largadas seguem sendo um dos principais desafios da Audi em 2026. O brasileiro acredita que o problema tem origem em uma combinação de fatores e espera que a equipe encontre soluções de desenvolvimento para as próximas etapas e temporadas.
O circuito de Spielberg traz boas lembranças para Bortoleto, que conquistou seus primeiros pontos na Fórmula 1 no local, em 2025. Agora, ele acredita que a Audi tem ritmo para lutar novamente por um bom resultado, desde que consiga evitar perdas de posições logo após a largada.
Na etapa anterior, em Barcelona, o brasileiro perdeu seis posições na primeira volta após enfrentar um problema no carregamento do turbo. Questionado sobre a repetição desse tipo de dificuldade ao longo da temporada, Bortoleto afirmou que a questão não está ligada a um único elemento da operação do carro.
“Sempre há algumas coisas que podem ser otimizadas. Eu não sou engenheiro, não seria capaz de dizer exatamente qual é o problema, porque não acho que é só um. É uma mistura de fatores. Realisticamente, há outros times que desenvolvem o motor de uma maneira diferente e acabam tendo melhores largadas do que nós”, afirmou.

Segundo o piloto brasileiro, mesmo com a otimização de todos os processos atualmente disponíveis, a Audi ainda não conseguiria realizar as melhores largadas do grid: “Acho que, até hoje, se otimizarmos tudo o que temos, nós não seremos os melhores na primeira volta. Podemos ser um pouco melhores do que estamos, mas ainda precisamos trazer mais desenvolvimento, no próximo ano por exemplo, para trazer soluções para isso”, disse ele.
Bortoleto também destacou a satisfação por voltar ao Red Bull Ring, palco de um fim de semana marcante para a equipe em 2025, ainda com o nome Sauber, quando ele e Nico Hulkenberg pontuaram: “É uma pista especial e eu espero que este fim de semana nós sejamos competitivos e possamos fazer um bom trabalho. Sinto que este ano nós sempre conseguiríamos pontuar, em todas as corridas do ano”, acrescentou.
Por fim, o brasileiro voltou a citar as largadas como o principal obstáculo para transformar o ritmo do carro em resultados: “Mas a coisa realista é que hoje nós lutamos com as largadas e é difícil. Em Barcelona eu comecei perto dos pontos, acabei caindo e recuperar todas essas posições não é fácil. Então espero que este final de semana nós maximizemos tudo e possamos fazer uma corrida limpa e mostrar o nosso verdadeiro ritmo”, completou.
