Gabriel Bortoleto vai largar da 14ª colocação do GP da Emília-Romanha da Fórmula 1. Na classificação feita neste sábado (17), após uma grande confusão da FIA se iria ou não ao Q2, o brasileiro avançou e cravou o tempo de 1min16s260 para garantir a posição.
Para a sessão, apenas 10% de chance de chuva e apesar de céu encoberto, bastante sol. O termômetro indicava 22ºC e o asfalto chegava a 44ºC, enquanto a umidade virava na casa de 30%.
Contagem regressiva para os primeiros 18 minutos de sessão e o titular do carro #5 aproveitou os instantes iniciais para ir para a pista. Outros nomes que se juntaram foram Lewis Hamilton, Lance Stroll, Fernando Alonso, Oliver Bearman e Nico Hülkenberg.
O brasileiro, ao fechar seu giro cronometrado, virou 1min16s698 com pneu macio e por ser o primeiro a ter saído, conseguiu aparecer momentaneamente na primeira colocação, mas logo foi superado por Alonso e Carlos Sainz.
Com pouco mais de 12 minutos para a bandeira quadriculada, Yuki Tsunoda sofreu uma forte batida e, imediatamente, trouxe a bandeira vermelha para a sessão. Nesse momento, Bortoleto vinha na sexta posição da tabela.
O treino foi recomeçado na Emília-Romanha e os pilotos não perderam tempo para deixar os boxes. Acontece que a medida que as voltas eram completadas, Gabriel foi caindo na tabela, aparecendo em 17º com 3 minutos para o encerramento.
Em sua última tentativa, o piloto estava virando melhor que o tempo de Liam Lawson, o 15º. Nico Hülkenberg, Oliver Bearman e Esteban Ocon eram os demais nomes abaixo da linha de corte.
Na bandeira quadriculada, então, Franco Colapinto sofreu uma forte batida e trouxe a bandeira vermelha. Nisso, Bearman havia melhorado sua volta para tirar Bortoleto, que estava em 15º, mas a direção de prova estava avaliando se o britânico havia passado em regime de quadriculada ou com o treino já interrompido.
Após muita deliberação e enorme atraso da Fórmula 1, com mais de 16 minutos sem atividades e sem imagens do episódio mostradas na transmissão, os comissários chegaram à conclusão que o titular da Haas passou, realmente, em bandeira vermelha e Bortoleto avançou para o Q2 – Ollie ficou dentro do carro por todo o momento, até o início da segunda fase.
Inclusive, Gabriel foi o primeiro a alinhar na saída do box quando todos os competidores ainda estavam em suas respectivas garagens, e assim que o pitlane abriu, logo foi para o traçado. Em sua primeira volta, anotou 1min16s683.
Com pouco mais de 4 minutos para o encerramento, todos os pilotos estavam parados, mas saíram ao mesmo momento. Bortoleto era o 14º colocado a 1s442 do primeiro colocado e a pouco mais de 0s6 de Kimi Antonelli, o décimo.
Gabriel melhorou sua volta e saltou para a 12ª colocação, anotando 1min16s260, estando à frente de Gasly, Albon e Colapinto, que não participa apesar de ter avançado.
Por fim, Bortoleto conseguiu a 14ª colocação, ficando a 10s62 de Carlos Sainz, que passou para o Q3 como o mais rápido. Nisso, é a terceira vez que o brasileiro avançou ao Q2.