A Aston Martin iniciou o Grande Prêmio do Bahrein de 2024 com performances promissoras de Lance Stroll e Fernando Alonso durante as duas sessões de treinos livres na quinta-feira no Circuito Internacional do Bahrein. Com o foco em aprimorar o entendimento e o ajuste do AMR24 após os testes de pré-temporada da semana passada, ambos os pilotos acumularam voltas valiosas, preparando-se para a qualificação e a corrida de sábado.
No primeiro dia oficial de treinos livres da temporada, a equipe se concentrou em construir a partir dos aprendizados dos testes de pré-temporada e refinar a configuração do AMR24. Ambos Lance e Fernando utilizaram apenas o composto Médio de pneus durante o TL1, uma estratégia adotada por muitas equipes para preservar os compostos Macio e Duro para mais tarde no fim de semana. Fernando Alonso se destacou ao registrar o tempo mais rápido no composto Médio no TL1.
O plano de execução para o TL2 incluiu simulações de qualificação e corridas longas para avaliar o ritmo de corrida em antecipação ao Grande Prêmio de sábado, com a equipe fazendo ajustes na configuração para sintonizar ainda mais o carro com as características do Circuito Internacional do Bahrein.
Lance Stroll compartilhou suas impressões sobre o dia: “No geral, foi um dia sólido aqui no Bahrein. Acho que demos um passo à frente no TL2; o carro se sentiu bom com as mudanças de configuração que fizemos. Ainda não analisei completamente o ritmo de corrida longa, mas o carro parecia bastante bom, o que é positivo. Claro, ainda é cedo, e não sabemos o que os outros estavam fazendo com suas cargas de combustível na sessão. Saberemos muito mais após a Qualificação e o Grande Prêmio.”
Fernando Alonso também expressou satisfação com o progresso da equipe: “Nos concentramos em nosso programa hoje e estamos felizes com o trabalho que fizemos. Usamos pneus Médios durante o TL1 e, em seguida, voltamos nossa atenção mais para os Macios no TL2. Aprendemos mais sobre o carro enquanto fazíamos algumas mudanças positivas na configuração das quais estamos satisfeitos. É importante não ler demais os tempos de volta nesta fase devido a vários fatores e variáveis, mas estou me sentindo positivo e ansioso para a primeira Qualificação da temporada.”
As performances de Stroll e Alonso são indicativos promissores do potencial da Aston Martin para a temporada de 2024, com a equipe mostrando sinais de progresso significativo desde os testes de pré-temporada. Com a qualificação e o Grande Prêmio se aproximando, a equipe e seus pilotos estão otimistas, mas cautelosos, cientes de que o verdadeiro teste de seu desempenho será revelado nas sessões competitivas que se seguem.