O primeiro dia do GP do Azerbaijão foi decepcionante para a Williams. No TL1, a sessão foi interrompida por três bandeiras vermelhas, incluindo uma causada por Franco Colapinto, estreante da equipe.
O argentino conseguiu voltar para a pista no TL2, e garantiu o P14. Seu companheiro Alex Albon terminou apenas uma posição acima. Os pilotos e a equipe comentaram sobre a sexta-feira em Baku:
Alex Albon:
“Foi um dia difícil. Não estamos muito satisfeitos com o comportamento do carro, então faremos algumas mudanças e, se tomarmos as decisões certas, acho que daremos um bom passo à frente”.
“A pista está super sensível com baixa aderência, e os pneus estão superaquecendo bastante. A Pirelli definiu pressões muito altas, então você não pode derrapar muito com o carro, ou os pneus se desgastam rapidamente, então realmente precisamos cuidar deles”.
“Não é divertido, mas é o mesmo para todos. No momento, não temos ritmo para os dez primeiros, mas há definitivamente muitas coisas que podemos analisar esta noite, e então acho que não estaremos tão mal.”
Franco Colapinto:
“O acidente foi um erro de novato, pois eu ainda estava me acostumando com a pista e tudo era novo”.
“Tirando isso, tivemos uma boa segunda sessão. Os heróis do dia são os mecânicos. Eles fizeram um trabalho incrível ao reparar meu carro a tempo para o TL2”.
“Estou orgulhoso da equipe por todos os seus esforços. Fiquei muito feliz de poder fazer outra sessão para aumentar minha confiança. Foi um pequeno erro, mas aqui pode custar muito”.
“O carro está em uma boa posição e estou me sentindo mais confortável volta após volta. Preciso continuar trabalhando para entender como funcionam o superaquecimento e a degradação”.
“Isso ainda faz parte do processo, já que é apenas minha segunda corrida e é um circuito de rua. Foi um começo difícil, mas acho que estamos fazendo um bom trabalho.”
Sven Smeets, Diretor Esportivo:
“No TL1, ambos os pilotos não estavam muito satisfeitos com o carro. Não havia aderência e os pneus nunca estavam operando na janela certa”.
“Franco cometeu um erro na segunda volta rápida com pneus macios, bateu no muro e teve que abandonar o restante do TL1”.
“A equipe fez um trabalho brilhante para deixar o carro dele pronto para o TL2, e ele conseguiu rodar quase a sessão inteira”.
“Também no lado do Alex, a equipe estava muito ocupada, mudando muitas coisas no carro para encontrar um melhor equilíbrio e desempenho”.
“O trabalho árduo valeu a pena, pois os pilotos ficaram mais satisfeitos com o comportamento do carro no TL2, mas ainda há mais trabalho a ser feito esta noite, analisando todos os dados e encontrando desempenho se quisermos lutar por pontos no domingo.”