A corrida da Aston Martin no Azerbaijão foi de resultados mistos. Fernando Alonso, que começou a corrida de P7, terminou em P6, conquistando bons pontos para a equipe. Já Lance Stroll, largou de P13 e teve uma DNF após um incidente com Yuki Tsunoda na primeira volta, o que causou um furo no pneu e forçou uma parada nos boxes. Mais tarde, problemas no freio o levaram a abandonar a corrida.
O chefe da equipe destacou a importância dos oito pontos conquistados e elogiou o desempenho de Alonso, que conseguiu aproveitar bem as suas chances. Confira as reações dos pilotos e da equipe após a corrida em Baku:
Fernando Alonso:
“Estou feliz com o resultado de hoje e conseguimos capitalizar em algumas ações nas voltas finais para conquistar a sexta posição. Foi uma corrida um pouco solitária para mim, sem ninguém à frente para lutar. Conseguimos seguir a tendência ao nosso redor com uma estratégia de uma parada e mantivemos a posição em relação aos que vinham atrás. Ainda assim, foi uma corrida difícil, sem tempo para relaxar. Executamos tudo bem com uma boa estratégia e paradas nos boxes, então estou feliz por termos saído deste fim de semana em Baku com alguns pontos bem merecidos.”
Lance Stroll:
“Minha corrida praticamente acabou na primeira volta quando [Yuki] Tsunoda e eu nos tocamos. Eu mergulhei por dentro – não tenho certeza se ele me viu ou não – mas ele fechou a porta e eu tive que ir para os boxes com um pneu furado. Todos nós estamos competindo intensamente na volta de abertura e essas coisas acontecem, mas isso nos deixou em desvantagem pelo resto da corrida. Com nove voltas para o fim, comecei a sentir um problema no pedal do freio e estava piorando a cada volta. Este não é um circuito para correr riscos, e estávamos bem longe das posições de pontuação, então fazia sentido abandonar o carro. Foi um fim de semana frustrante, mas estou ansioso para Singapura.”
Mike Krack, Diretor da Equipe:
“Sair de Baku com oito pontos importantes é um ótimo retorno para nossos esforços neste fim de semana. É mais do que esperávamos ao entrar no fim de semana, mas mostra que sempre há oportunidades neste desafiador circuito de rua. Fernando fez uma corrida muito forte, aproveitando ao máximo sua posição de largada para ficar em oitavo durante a maior parte da tarde, e depois ganhou algumas posições com o acidente à frente nas voltas finais”.
“Antes da corrida, estávamos preocupados com a degradação dos pneus, então todo o crédito para Fernando e a equipe por realizarem uma corrida com uma parada, o que foi fundamental para este resultado. Lance teve um furo [devido ao contato com Yuki Tsunoda] na primeira volta e teve que ir para os boxes. Isso o jogou para o final do pelotão e acabou com suas chances de competir por pontos. Nossa atenção agora se volta para Singapura na próxima semana – um desafio semelhante a Baku – onde procuraremos marcar mais pontos.”