F1: Alonso vê Bortoleto como destaque da nova geração, mas mantém provocação

Fernando Alonso voltou a elogiar publicamente Gabriel Bortoleto nesta quinta-feira (03), durante a coletiva de imprensa oficial da Fórmula 1 em Silverstone, mas não deixou de lado o bom humor ao lembrar do duelo entre os dois no GP da Áustria. O espanhol da Aston Martin afirmou que o brasileiro da Sauber é o melhor piloto da nova geração, mas ressaltou, com um sorriso: “Ainda está atrás de mim!”.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

A disputa entre Alonso e Bortoleto por posições nas voltas finais na Áustria foi um dos pontos altos da corrida. O veterano levou a melhor, terminando em sétimo, enquanto o brasileiro conquistou seus primeiros pontos na Fórmula 1 com o oitavo lugar. Questionado sobre a batalha, Alonso foi direto: “Foi bom. Tive sorte com as bandeiras azuis. Acho que sem elas eu não teria chance de mantê-lo atrás por mais duas ou três curvas. Era tudo o que eu tinha. Depois, com a ajuda das bandeiras, ganhei uma meia volta extra e, como era a última da corrida, conseguimos manter a posição. Foi uma boa combinação para mim”, disse ele.

Mesmo com admiração mútua, a disputa foi acirrada, mas respeitos: “Brigamos lado a lado em algumas curvas, sempre com respeito. Já corremos juntos no Kart e simuladores, e essa batalha foi uma repetição disso. Desta vez, fui eu quem cruzou a linha na frente, o que dá uma certa satisfação.”

F1 2025, Fórmula 1, GP da Austrália, Melbourne, Albert Park
Foto: XPB Images

O espanhol, que também gerencia a carreira de Bortoleto, foi questionado se ainda se considerava o mais talentoso do grid. “Eu era”, respondeu, rindo.

Alonso reforçou sua confiança no potencial do brasileiro, colocando-o acima dos rivais de mesma idade e experiência: “Eu disse em Abu Dhabi, no ano passado, que ele é o melhor desta geração. Ele venceu a F3 e a F2 como estreante, sem grandes programas de testes. Chegou à F1 e continua entregando um trabalho incrível, mesmo com uma equipe que não era competitiva no ano passado.”

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

“O trabalho dele tem sido excelente. Talvez outros tenham sucesso antes, com pacotes mais fortes, mas no longo prazo, ele será o melhor da geração. Ele e o Nico (Hulkenberg) trouxeram uma nova motivação à equipe, e isso tem feito diferença”, acrescentou.

Ainda assim, Alonso finalizou com uma provocação bem-humorada ao pupilo: “Mas ele ainda está atrás de mim!”, completou rindo mais uma vez.