F1: Alonso vê Bortoleto como destaque da nova geração, mas mantém provocação

Fernando Alonso voltou a elogiar publicamente Gabriel Bortoleto nesta quinta-feira (03), durante a coletiva de imprensa oficial da Fórmula 1 em Silverstone, mas não deixou de lado o bom humor ao lembrar do duelo entre os dois no GP da Áustria. O espanhol da Aston Martin afirmou que o brasileiro da Sauber é o melhor piloto da nova geração, mas ressaltou, com um sorriso: “Ainda está atrás de mim!”.

A disputa entre Alonso e Bortoleto por posições nas voltas finais na Áustria foi um dos pontos altos da corrida. O veterano levou a melhor, terminando em sétimo, enquanto o brasileiro conquistou seus primeiros pontos na Fórmula 1 com o oitavo lugar. Questionado sobre a batalha, Alonso foi direto: “Foi bom. Tive sorte com as bandeiras azuis. Acho que sem elas eu não teria chance de mantê-lo atrás por mais duas ou três curvas. Era tudo o que eu tinha. Depois, com a ajuda das bandeiras, ganhei uma meia volta extra e, como era a última da corrida, conseguimos manter a posição. Foi uma boa combinação para mim”, disse ele.

Mesmo com admiração mútua, a disputa foi acirrada, mas respeitos: “Brigamos lado a lado em algumas curvas, sempre com respeito. Já corremos juntos no Kart e simuladores, e essa batalha foi uma repetição disso. Desta vez, fui eu quem cruzou a linha na frente, o que dá uma certa satisfação.”

F1 2025, Fórmula 1, GP da Austrália, Melbourne, Albert Park
Foto: XPB Images

O espanhol, que também gerencia a carreira de Bortoleto, foi questionado se ainda se considerava o mais talentoso do grid. “Eu era”, respondeu, rindo.

Alonso reforçou sua confiança no potencial do brasileiro, colocando-o acima dos rivais de mesma idade e experiência: “Eu disse em Abu Dhabi, no ano passado, que ele é o melhor desta geração. Ele venceu a F3 e a F2 como estreante, sem grandes programas de testes. Chegou à F1 e continua entregando um trabalho incrível, mesmo com uma equipe que não era competitiva no ano passado.”

“O trabalho dele tem sido excelente. Talvez outros tenham sucesso antes, com pacotes mais fortes, mas no longo prazo, ele será o melhor da geração. Ele e o Nico (Hulkenberg) trouxeram uma nova motivação à equipe, e isso tem feito diferença”, acrescentou.

Ainda assim, Alonso finalizou com uma provocação bem-humorada ao pupilo: “Mas ele ainda está atrás de mim!”, completou rindo mais uma vez.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.