Categoria mais forte em 2008

Uma categoria mais forte e competitiva em 2008. Assim será o Brasileiro de Pick Up na próxima temporada, com oito etapas previstas no período entre abril e dezembro. A Vicar Promoções Desportivas, realizadora da Copa Nextel Stock Car, assumiu a organização e promoção da categoria em 2007 e reformulou a competição, que passará a adotar a mesma filosofia da principal categoria do automobilismo nacional, ou seja, a padronização dos carros, que traz como conseqüência um maior nível de competitividade. Em sua nova fase, a Pick Up Racing usará os mesmos chassis tubulares, motorização, câmbio e demais elementos mecânicos, ficando a emoção e a adrenalina voltada para a perícia dos pilotos que competirão na categoria assim reestruturada. Esta formula, já consagrada na Stock Car e também adotada em outras categorias do automobilismo internacional, permite a participação das montadoras, e evita os enormes custos em investimentos tecnológicos e desenvolvimento do carro que as mesmas teriam de realizar, além do que torna viável a participação das equipes.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

Na sua próxima temporada, a Pick Up terá em seu grid 34 carros alinhados. As atuais equipes têm preferência para seguir no próximo ano e, a partir daí, serão abertas oportunidades para as equipes que ficarem de fora da Copa Nextel Stock Car e da Stock Car Light, por força do regulamento. Existe a possibilidade também de ingresso de novas equipes, desde que o número de vagas acima não tenha sido atingido.

Com o calendário de 2008 sendo elaborado, a Vicar pode antecipar que a Pick Up será, em alguns momentos um evento de apoio da Copa Nextel Stock Car, beneficiando-se da sua grande visibilidade, e em outros o evento principal, especialmente nas praças onde a Stock Car não corre hoje. Dessa forma, o calendário será uma mescla de várias categorias promovidas pela Vicar, ou seja, Copa Nextel Stock Car, a Stock Car Light que passa a se chamar Copa Vicar, a Pick-up Racing, além da Stock Junior. As corridas deverão ser televisionadas por uma Rede de TV aberta, cujas negociações estão sendo finalizadas, devendo ser brevemente anunciada.

Nesta nova fase, o projeto terá a participação de duas montadoras, que serão anunciadas em breve. Para a Vicar, a Pick-Up Racing será um excelente produto para a indústria automobilística e para todas as demais empresas ligadas ao segmento, além das empresas focadas em um mercado consumidor que se destaca pelo elevado poder aquisitivo e gostos muito específicos. É de conhecimento que o perfil do público apaixonado pelo segmento de Pick Up é muito diferente do consumidor dos automóveis de passeio, o que abre possibilidades comerciais e de marketing enormes para as empresas, que poderão adotar as mesmas mecânicas de marketing de relacionamento que já ocorre na Stock Car.

Com este projeto, a Vicar continua reafirmando o seu compromisso para com o automobilismo brasileiro, à medida que abre novas oportunidades de trabalho para equipes, mecânicos, engenheiros, além de assessores de marketing, de imprensa e todos os demais profissionais que gravitam em torno do evento. Além disto, cria-se também oportunidades de trabalho a todos os pilotos, que passam a ter no Brasil mais uma alternativa de praticar o esporte com perspectivas tão boas quanto correr no exterior, não esquecendo ainda da disponibilidade para as grandes empresas de uma ótima ferramenta de marketing para trabalhar com seus clientes.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

Histórico

Inspirada na Nascar Truck Series, a Pick Up Racing surgiu no Brasil em 1999 utilizando os modelos Chevrolet S10, Dodge Dakota e Ford Ranger. Na temporada 2007, uma nova marca entrou na competição: a Agrale Marruá. Homologada oficialmente pela Confederação Brasileira de Automobilismo em 2000, a categoria fez sua primeira prova oficial em 8 de abril de 2001, em Tarumã, Região Metropolitana de Porto Alegre (RS).

Em 2002, se tornou a primeira categoria do automobilismo mundial a utilizar o gás natural veicular (GNV) como combustível, numa iniciativa conjunta com a Petrobras Distribuidora. Em 2006, a competição passou a utilizar álcool, que, somado ao sistema bi-turbo que já era utilizado nos motores movidos a GNV, deixou o carro com aproximadamente 400 cavalos de potência.

Em 2007, a categoria conta com 22 participantes que disputam as vitórias nos principais autódromos brasileiros, agora sob o comando da Vicar empresa promotora do maior evento automobilístico do Brasil, a Stock Car.

Ficha Técnica da Pick-Up Racing 2008:

• Suspensão: Independente com triângulos duplos e molas helicoidais com barras

estabilizadoras

• Os amortecedores são hidráulicos, únicos e lacrados, fornecidos junto com o carro.

• Direção: Do tipo pinhão e cremalheira com acionamento hidráulico através de bomba elétrica

• Rodas: Binno 10,5 x 18 polegadas

• Pneus: 285/645 VR18 (dianteiros e traseiros)

• Freios: A disco nas quatro rodas

• Motor: Oito cilindros em V, com 330 HP de potência, 5.500 rpm e 5.700 cc (5,7 litros), cabeçote de alumínio, alimentação de combustível por um carburador quádruplo (quadrijet) e cárter seco

• Câmbio: Eaton de 5 marchas para frente e a ré

• Combustível: Gasolina

• Tanque de combustível: Especial para competição, composto por container de borracha preenchido com espuma de alta densidade (opcional) e container de aço provido de válvulas de segurança inclusive para o caso de capotagens. Capacidade: 85 litros

• Chassi: Tubular, de tubos de cromo-molibdênio e com chapas de aço, chapas de alumínio e revestimento anti-chama

• Carroceria: Construída em fibra de vidro reforçada

• Peso mínimo: em torno de 1.250 kg com o piloto a bordo vestindo macacão, luvas, sapatilhas e capacete e com os recepientes de fluídos (óleos, água, combustível, etc.) cheios.

• Velocidade Máxima estimada: 240 km/h