Ricardo Zonta parte da nona fila no Velopark após troca de câmbio antes do quali

Ricardo Zonta e o Toyota Corolla #10 preparado pela equipe Shell-RCM partem para uma jornada de recuperação neste domingo no Velopark, travado autódromo gaúcho que recebe a oitava etapa da temporada 2023 da Stock Car.

O ex-F1 vai largar em 18º na primeira prova da rodada dupla, prejudicado pela perda de performance de seu carro no trecho final da pista, após a necessidade de trocar o câmbio entre o warm up e o treino classificatório.

Terceiro colocado no campeonato graças a uma importante escalada nas últimas três etapas, Zonta está a 11 pontos da liderança e sabe que tem nas mãos um equipamento competitivo, capaz de trazer novos bons resultados no Velopark, onde já obteve dois pódios em segundo lugar ao longo de sua trajetória como piloto Shell.

O Corolla #10 esteve entre os mais rápidos desde o shakedown da manhã de sexta, mas apresentou problemas de câmbio depois da última sessão antes do quali. A equipe Shell-RCM foi eficiente ao trocar o sistema, mas o novo não entregou a mesma performance no trecho final da volta, onde se exige mais tração dos carros da principal categoria do Brasil.

Zonta cravou 56.571s em sua melhor passagem, ficando a 0.055s de avançar para o Q2, para o qual avançaram os 15 mais rápidos da primeira fase do classificatório.

Oitava etapa da temporada 2023, a rodada dupla deste domingo na pista de 2.278m tem sua primeira largada programada para 12h10. As corridas têm transmissão ao vivo da Band e canais sportv.

 

O que ele disse:

“Foi uma pena. Tivemos um problema no câmbio e foi necessário trocar depois do último treino, encerrado a menos de uma hora do quali. Foi uma correria e a equipe fez um excelente trabalho para deixar tudo pronto. O desempenho estava bom nos dois primeiros trechos da pista, mas o tempo não veio no terceiro, que antes de trocar o câmbio era o meu melhor setor da pista. Vamos avaliar os dados, pois talvez tenha algum problema que segurou o carro na reta principal. Sei que temos um carro rápido, o que ficou claro nos trechos 1 e 2, mas na parte da pista que demanda mais tração do carro nós perdemos. Vamos entender o que aconteceu e partir para uma prova de recuperação no domingo”

Ricardo Zonta

 

Cronograma – Stock Car – Etapa 8 – Velopark, Nova Santa Rita, RS

Domingo, 17 de setembro:

12:10 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)

12:50 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)