A Stock Car realiza neste final de semana a sexta etapa da temporada 2024 e a prova deste domingo marca os 50 anos da data exata de inauguração do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Primeiro diretor de provas da história do autódromo, Fernando Campos concedeu uma entrevista exclusiva ao F1 Mania e resgatou grandes memórias do automobilismo na capital goiana.
De acordo com ele, não existe comparação entre a Stock Car da época dos Opalas para os carros de hoje, exceto o entusiasmo da organização e a qualidade dos pilotos, que já era boa em 1979, quando a categoria foi criada.
Fernando ainda destacou que teve a oportunidade de conhecer de perto o carro da temporada 2025 e foi enfático: “É o maior, o melhor e o mais tecnológico carro de corrida que já se fez no Brasil. Nunca foi feito nada semelhante”, diz Campos.
Com 84 anos de idade, Campos nasceu em Coimbra, Portugal, e chegou ao Brasil em 1953, inicialmente em São Paulo. Jornalista, ele fundou o programa Rodas&Motores, uma referência em Goiás. Fernando ainda relembrou como foi dar a primeira bandeirada do autódromo de Goiânia.
“Nós tivemos a primeira 12 Horas de Goiânia, a primeira prova de longa duração e que inaugurou o autódromo. Eu fui o diretor de provas e há 50 anos eu dei a bandeirada nessa corrida”, recorda Campos.
A prova deste domingo em Goiânia marca a 82ª largada da Stock Car no autódromo e a largada está prevista para as 14 horas.