Felipe Fraga é quem larga da pole-position da etapa da Stock Car na Argentina. Na classificação realizada na manhã deste sábado (7) em Buenos Aires, o competidor dominou todas as fases para sair na frente na corrida 1 do domingo, sua segunda pole da temporada 2023.
Assim como no dia anterior, sexta-feira, de treinos livres na capital argentina, o sol brilhava e o céu estava quase sem nuvens. Entretanto, as temperaturas ainda estavam amenas com o termômetro indicando 17ºC.
Q1
Com os cronômetro já rodando no Autódromo Oscar y Juan Galvéz, os boxes estavam abertos e os pilotos logo foram ao traçado. Entretanto, nas primeiras voltas, estavam apenas fazendo reconhecimento do traçado, sem abertura de giros rápidos no momento.
Após aquecimento dos pneus, os competidores começavam a anotar seus tempos. Com 1min17s164, Rubens Barrichello estava na primeira colocação da primeira parte da classificação.
Neste primeiro grupo, estavam Gabriel Casagrande, atual líder da classificação e que tentou sua última volta cronometrada já com o cronômetro quase zerado, e Barrichello, atualmente na segunda colocação da classificação.
Os competidores conseguiram dar todos seis voltas para tentar se colocarem entre os 15 mais rápidos para avançarem para a segunda fase da classificação. Após o encerramento do primeiro grupo, Felipe Fraga, que vem andado bem durante o final de semana, foi o mais rápido do momento com 1min16s438, seguido por Casagrande e Matías Rossi, piloto da casa.
Liberado o segundo grupo à pista para tentarem se colocar dentro do top-15. Apesar de Fraga ser o mais rápido no momento, isso pouco importa, afinal, ainda teriam mais duas fases para definir a pole-position para a etapa da Argentina da Stock Car.
Assim como os companheiros que deixaram os boxes mais cedo, os pilotos da segunda leva também reservaram ao menos a primeira volta para aquecimento e reconhecimento do traçado.
Após os primeiros giros completados no Oscar y Juan Galvéz, Felipe Massa era quem aparecia na 15ª colocação e, no momento, era o competidor a ser batido. O tempo do piloto era de 1min17s045 e estava a 0s607 do ponteiro.
Com a bandeira quadriculada já tremulando, Dudu Barrichello, em 13º, e Marcos Gomes, em 15º, eram os únicos pilotos do segundo grupo que conseguiam garantir vagas no Q2 em Buenos Aires.
No Q1, os melhores setores foram de Barrichello no 1 com 30s934, Fraga no 2 com 26s915 e Thiago Camilo no 3 com 18s423. A volta ideal seria de 1min16s272.
Q2
Chegou agora a segunda parte da tomada de tempos na etapa argentina da Stock Car. Dessa vez, os 15 pilotos tentariam se colocar entre os seis mais velozes para irem à superpole e, assim, brigar pela posição de honra do grid da corrida 1 do domingo.
Bandeira verde tremulando e sessão liberada. Entretanto, os pilotos demoraram a deixar os boxes, com Cesar Ramos sendo o primeiro a puxar a fila dos competidores.
Os tempos começaram a aparecer na tabela mais na parte final da segunda parte da classificação. Com isso, os nomes provisórios ao Q3 eram Dudu Barrichello, Salas, Rossi, Ramos, Gomes e Átila Abreu.
Mas, obviamente, a medida que o treino ia se aproximando do final, as marcas também iam despencando. Camilo era o mais rápido do momento com 1min16s760, seguido por Casagrande e Ricardo Maurício. Mas logo as coisas mudariam com Fraga se colocando na ponta da tabela.
Bandeira quadriculada e os pilotos que conseguiram passar para brigar pela pole eram Fraga, Gianluca Petecof, Rossi, para fazer a alegria da torcida caseira, Camilo, Suzuki e Casagrande.
Q3
Começada a última sessão e os pilotos estavam prontos para brigarem pela pole-position. Vale lembrar que desse top-6, Fraga já conseguiu uma pole na temporada em Cascavel e era o grande favorito por ter liderado o Q1 e Q2.
Os competidores começavam a anotar suas voltas, mas primeiro vinham nas voltas de aquecimento. O primeiro tempo que apareceu na tabela foi de Petecof com 1min16s801, mas logo foi batido por Fraga por mínimos 0s009.
A ordem provisória de largada com 15s para zeram o cronômetro era Fraga, Petecof, Casagrande, Suzuki, Camilo e Rossi completando as três primeiras filas de saída do domingo.
Bandeira quadriculada e Fraga garante sua segunda pole-position da temporada 2023, sua décima na Stock Car. Gianluca quem fecha a primeira fila, com Casagrande, líder do campeonato, Rossi, piloto da casa, Suzuki e Camilo completando a ordem de saída da corrida 1.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon