A temporada 2023 marca o regresso de Felipe Papazissis ao grid da Stock Series. O paulista de 22 anos já esteve na divisão de acesso à Stock Car entre 2019 e 2021, e no ano passado competiu no TCR South America. De volta à categoria, o piloto subiu ao pódio na terceira corrida da etapa de Tarumã, em maio, mas não escapou dos desafios e percalços neste primeiro semestre.
Felipe fez a primeira etapa do ano, em Interlagos, pela equipe L3 Motorsport. Mas o piloto se transferiu para a RKL Competições na rodada seguinte, em Tarumã, e destacou a confiança no time liderado por Edson Ricarte. “Eu me sinto totalmente em casa com eles. Temos um ótimo entrosamento juntos”.
Em uma temporada até aqui de altos e baixos, Papazissis reconhece que a primeira parte de 2023 não foi das mais fáceis.
“Estamos fazendo um campeonato regular. Acabei perdendo muitos pontos nas primeiras etapas por conta de quebras e falta de sorte, também. Cada corrida que a gente deixa de pontuar acaba prejudicando. Mas a performance sempre lá, e consegui mostrar velocidade, com presenças entre os cinco primeiros nos treinos. Faltou mesmo um pouco de sorte e também o carro colaborar, tendo menos quebras”, ressaltou.
Pronto para a virada — Um dos fatores elencados por Felipe para dar a volta por cima e ter um segundo semestre bem mais positivo na Stock Series é justamente sua quilometragem na categoria. O piloto já tem mais de 50 largadas na divisão de acesso na Stock Car e, mesmo em meio a um grid dos mais competitivos, deixa claro que acredita no seu poder de reação.
“Essa experiência que tenho de outros anos pode me ajudar bastante, porque tenho quilometragem nessas pistas [Velopark, Velocitta e Interlagos]. Isso pode jogar a meu favor e estou pronto. Quero muito virar o jogo no campeonato e começar a pontuar bem. Torcer para não ter nenhuma quebra ou enrosco durante as provas. O campeonato não acabou, e temos tudo para voltarmos a crescer”, disse.
Papazissis entende que só há uma forma para fechar em alta o campeonato: pontuando com frequência e, de preferência, andando entre os três primeiros.
“Minha meta é pontuar e ir ao pódio em todas as etapas. O maior objetivo é conquistar uma vitória, mas seria legal se pudesse subir ao pódio com frequência, além de melhorar a performance do carro. Temos uma sintonia muito boa com o time e temos tudo para ter um ótimo segundo semestre”, finalizou.
A Stock Series volta a acelerar no fim de semana de 16 e 17 de setembro com a disputa da quarta etapa da temporada, no Autódromo Internacional do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), na região metropolitana de Porto Alegre.
Felipe Papazissis
Data de nascimento: 19 de maio de 2021 (22 anos)
Naturalidade: São Paulo (SP)
Equipe: RKL Competições
Número: 19
Chefe: Edson Ricarte
Sede: Curitiba
Números na temporada 2023
Corridas: 9
Melhor resultado: 3º lugar na Corrida 3 da etapa 2, em Tarumã
Pontuação na temporada: 12º colocado no geral, 74 pontos