A Stock Car abriu nesta quinta-feira (24) mais uma jornada internacional na sua história. A principal competição do automobilismo brasileiro estreou no Uruguai e acelerou no Autódromo Victor Borrat Fabini, em El Pinar, com o primeiro treino livre visando a décima etapa da temporada 2024.
O mais rápido em um dia de muitas análises sobre o traçado de 3.120 metros foi Felipe Fraga (Blau Motorsport). O mais jovem vencedor e campeão da Stock Car superou Rafael Suzuki (TMG Racing) já com a bandeira quadriculada para registrar 1MIN18S779, a volta mais rápida do dia no circuito uruguaio, a bordo do Chevrolet Cruze #88.
Vindo de vitória em Buenos Aires no começo de outubro, Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) foi o terceiro mais rápido da sessão, seguido por Gianluca Petecof (Full Time Sports), que foi o melhor posicionado entre os pilotos que aceleram com Toyota Corolla.
A quinta posição no treino ficou com Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports), seguido por Thiago Camilo (Ipiranga Racing) e o líder do campeonato, Felipe Massa (TMG Racing). Os multicampeões e ex-companheiros de equipe Daniel Serra (Eurofarma RC) e Cacá Bueno (KTF Sports) registraram o mesmo tempo — 1MIN19S271 — e finalizaram em oitavo e nono, respectivamente. Colega de time de Felipe Fraga, o experiente Allam Khodair foi o décimo nesta tarde.
A sessão novamente mostrou a faceta do equilíbrio e da competitividade da Stock Car. Exatos 0s999 separaram o mais rápido do treino do 22º colocado, em cenário que traz perspectiva de uma classificação muito equilibrada e definida nos detalhes em El Pinar.
A Stock Car abriu oficialmente a programação da sua estreia no Uruguai na manhã desta quinta-feira com a realização do shakedown em El Pinar. Divididos em dois grupos, os pilotos foram à pista completar as primeiras voltas no circuito de 3.120 metros de extensão.
O melhor do primeiro grupo foi Dudu Barrichello, que virou 1MIN19S627 em sua melhor passagem. Porém, o mais rápido do shakedown foi Rafael Suzuki, com o tempo de 1MIN19S044, 0s058 de vantagem para Thiago Camilo.
Vindo de poles nas duas últimas etapas (Velopark e Buenos Aires), o piloto da TMG Racing tem no seu histórico experiências recentes no traçado uruguaio correndo pelo TCR South America.
Com céu nublado e 20ºC de temperatura ambiente, os pilotos voltaram à pista às 13h30 para o primeiro treino livre. Ricardo Maurício, Gaetano Di Mauro, Lucas Foresti, Felipe Massa e Felipe Baptista chegaram a ocupar a ponta durante a sessão para o Grupo 1.
Ao fim de 30 minutos de atividade, o mais rápido foi Di Mauro, que registrou 1MIN19S157 com o Chevrolet Cruze #11 da Cavaleiro Sports. O tempo de Gaetano foi somente 0s060 mais rápido que Massa, segundo colocado. Todos os 12 competidores andaram dentro do mesmo segundo. Allam Khodair foi o terceiro mais rápido, seguido por Arthur Leist e Julio Campos.
Entre os pilotos do segundo grupo a ir à pista, quem começou melhor foi Felipe Fraga, que logo se posicionou entre os dez mais rápidos no geral, assim como Suzuki, que minutos depois avançou para a quarta colocação da tabela de tempos.
Perto do fim do treino, Suzuki reafirmou sua força e experiência em El Pinar e assumiu a liderança. Mas já com a bandeira quadriculada, Fraga virou tempo 0s063 que o carro #8 e fechou o dia como o mais rápido no Uruguai. Gabriel Casagrande concluiu a sessão como o terceiro, seguido por Gianluca Petecof. Melhor do grupo 1, Gaetano Di Mauro concluiu o treino no top-5.
Confira o cronograma da etapa de El Pinar da Stock Car
Sexta-feira, 25 de outubro
10h00 – Treino Livre 2
14h05 – Classificação
Sábado, 26 de outubro
09h00 – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
11h30 – Visitação aos boxes
13h40 – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)