Dia da Mulher: conheça pilotas brasileiras que fizeram história

Não é segredo que as mulheres têm ganhado cada vez mais espaço dentro do esporte a motor, seja dentro ou fora das pistas. Inclusive, no Brasil há uma série de competidoras que fizeram história tanto no país quanto em categorias internacionais.

Atualmente, há presença de pilotas em algumas das principais categorias brasileiras. Bia Figueiredo representa na Copa Truck, Bruna Tomaselli e Kaká Magno serão presença na Stock Light, Bia Martins disputará na Turismo Nacional, Antonella Bassani corre na Porsche Cup, além de nomes como Cecília Rabelo e Rafaela Ferreira que já disputaram na Fórmula 4 Brasil.

Então, neste 8 de fevereiro, Dia Internacional da Mulher, confira abaixo alguns dos marcos históricos que as pilotas brasileiras já alcançaram no automobilismo.

Antonella Bassani – apesar de pouca idade, Antonella já tem feito bonito. Além de ter sido finalista da primeira edição do FIA Girls On Track -Rising Stars, seletiva para encontrar uma pilota para a Academia da Ferrari, tem escrito seu nome na Porsche Cup. Em sua estreia em 2023 na classe Sprint Challenge, a competidora se tornou a primeira pilota a fazer pole [Velocitta], vencer [Goiânia]] e levar o título [Interlagos]. Para 2025, subiu para a classe Carrera Cup.

Bia Figueiredo – Bia é um dos principais nomes do automobilismo feminino brasileiro. Em sua carreira, disputou em grandes categorias nacionais como Stock Car, e internacionais, como Indy Lights, Indy e WeatherTech SportsCar. E a competidora, além de ter sido a primeira mulher a ter vencido uma prova na categoria de acesso da Indy, na temporada 2024 se tornou a primeira a conseguir um título na Copa Truck ao ser campeã da classe Super Elite. Em 2025, corre a categoria Pro.

Cecilia Rabelo – Em seu primeiro ano correndo na Fórmula 4 Brasil, Cecília logo tratou de fazer história. Em uma molhada classificação da etapa de Interlagos em novembro de 2023, dividindo o final de semana com a Fórmula 1, a competidora arriscou e saiu no momento certo antes de uma forte chuva cair no circuito e, assim, conseguiu duas pole-position, e tornando a primeira mulher a conseguir tal feito na categoria.

Pâmela Bozzano – quando o assunto é off-road, Pâmela é uma das referências no assunto. Inclusive, em 2023, se tornou a primeira pilota brasileira a participar do Rally Dakar, uma das provas mais exigentes do calendário do automobilismo. Na época, competiu na classe T3 na Arábia Saudita.

Rafaela Ferreira – Ferreira também escreveu seu nome nos livros da F4 Brasil. Também em 2023, na última etapa do calendário em Interlagos, a competidora terminou no pódio com uma terceira colocação para se tornar a primeira mulher dentro do top-3. Então, no ano seguinte, em 2024, cruzou a linha de chegada na primeira colocação no Velocitta e se tornou a primeira competidora a triunfar na categoria brasileira. Neste ano, fechou com a Racing Bulls para disputar na F1 Academy, categoria feminina com apoio da F1.