O carro #6 da Porsche Penske foi desclassificado da primeira sessão de classificação das 24 Horas de Le Mans, que foi realizada na quarta-feira (11). O motivo foi por estar abaixo do peso mínimo exigido pelo regulamento.
O piloto Kevin Estre havia colocado o Porsche 963 na quarta posição do grid, apenas 0s513 atrás do mais rápido, Alex Lynn. No entanto, na inspeção técnica que acontece após o treino, foi constatado que estava mais leve do que o permitido. Portanto, o competidor teve seu tempo de volta cancelado e o trio terá de alinhar no fim do grid dos Hypercarros.
Com essa punição, o Aston Martin Valkyrie #009, que tinha terminado em 16º lugar, sobe para a 15ª posição e, assim, garante a última vaga na sessão de Hyperpole.
Segundo o comunicado oficial dos comissários, a verificação técnica foi feita com a presença de representantes da equipe. Após analisarem o relatório do delegado técnico, os comissários entenderam que o peso mínimo não estava de acordo com o regulamento.
Durante a audiência, o chefe da equipe confirmou e aceitou o procedimento de medição feito pela fiscalização. Por isso, os comissários decidiram desclassificar o carro #6 da sessão de classificação.
O carro #6 vai largar do final do grid da sua categoria, conforme o artigo 10.2.2 do regulamento suplementar das 24 Horas de Le Mans 2025.