WEC: Lynn conquista pole em primeira fila total da Cadillac em Le Mans

A Cadillac conquistou a pole position para as 24 Horas de Le Mans na noite desta quinta-feira (12). A Hertz Team JOTA dominou a a Hyperpole 2 e colocou seus dois carros nas primeiras posições do grid da principal corrida do Mundial de Endurance.

Alex Lynn voou baixo com o #12 Cadillac V-Series.R e marcou 3m23s166, garantindo a pole e se vingando da derrota apertada que sofreu na disputa do ano passado. Foi a primeira pole position da Cadillac em Le Mans.

Earl Bamber, com o carro irmão #38, ficou a apenas 0s167 do tempo de Lynn, fechando a dobradinha da JOTA na primeira fila depois dos 15 minutos decisivos da Hyperpole.

O melhor entre os rivais foi o #5 da Porsche Penske, com Mathieu Jaminet cravando uma volta pouco mais de três décimos acima da pole.

Esse mesmo #5 havia enfrentado problemas no dia anterior, durante a Hyperpole 1, quando Julien Andlauer perdeu a roda traseira direita. Ainda assim, conseguiu trazer o carro de volta aos boxes sem provocar bandeira vermelha.

Dries Vanthoor colocou o #15 da BMW M Hybrid na quarta posição, a quase 0s5 da pole, seguido pelo #4 da Porsche, guiado por Nick Tandy.

Na sexta posição, Sheldon van der Linde apareceu com o #20 da BMW, o que garante que os protótipos LMDh vão ocupar as três primeiras filas na largada deste sábado à tarde.

A Ferrari teve uma noite abaixo do esperado: o melhor desempenho foi o sétimo lugar com o #50 499P de Antonio Fuoco. Atrás dele veio o #311 da Action Express Racing, com Felipe Drugovich em sua estreia em Le Mans, seguido pelo #36 da Alpine de Frederic Makowiecki.

Curiosamente, o AXR Cadillac havia sido o mais rápido da Hyperpole 1, com Jack Aitken marcando 3m22s742 — o único piloto a baixar da casa dos 3m23s nas duas sessões.

O único Toyota presente na disputa pela pole, o #8, acabou em 10.º lugar sem registrar tempo, depois que Sébastien Buemi travou demais na curva de Mulsanne, saiu da pista e ficou preso na caixa de brita antes de retornar aos boxes.

Uma das grandes surpresas da sessão foi a eliminação de dois dos três Ferraris antes mesmo da Hyperpole 2. Alessandro Pier Guidi ficou em 11.º com o #51, enquanto Yifei Ye, no #83 da AF Corse, foi 13.º.

Entre eles, ficou o #35 Alpine de Paul-Loup Chatin, que registrou o 12.º melhor tempo. Ricky Taylor (Wayne Taylor Racing Cadillac) e Marco Sorensen (Aston Martin) completaram a ordem final.

LMP2 e LMGT3 também conhecem seus poles
Na LMP2, Mathias Beche levou o #29 Oreca 07 da TDS Racing (classe Pro/Am) à pole com uma volta de 3m35s062. Ele ficou 0s271 à frente do #43 da Inter Europol Competition, guiado por Tom Dillmann.

Louis Deletraz garantiu o terceiro tempo com uma volta forte no final com o #199 AO by TF. Em seguida, vieram os dois carros da United Autosports, com Ben Hanley e Pietro Fittipaldi. Tom Blomqvist foi o sexto com o #14 da CLX – Pure Rxcing, enquanto o #183 da AF Corse e o #16 da RLR M Sport fecharam a tabela da Hyperpole 2.

Na primeira parte da disputa, o #43 da Inter Europol liderou com Nick Yelloly. Já os carros #28 da IDEC Sport, #48 da VDS Panis Racing e os dois protótipos da Algarve Pro Racing ficaram de fora.

Aston Martin surpreende e crava a pole na LMGT3
Na nova classe LMGT3, o destaque foi Mattia Drudi, que levou o #27 Aston Martin Vantage GT3 Evo da Heart of Racing Team à pole com 3m52s789. O italiano superou o tempo inicial do #21 Ferrari 296 GT3 da Vista AF Corse, conduzido por Alessio Rovera.

Valentino Rossi, sim, ele mesmo, ficou em terceiro com o #46 BMW M4 GT3 EVO da equipe belga Team WRT. Eles usaram uma estratégia diferente da maioria: colocaram Kelvin van der Linde (piloto Platinum) na primeira parte da sessão. O sul-africano foi o mais rápido da Hyperpole 1.

Mesmo sendo piloto Silver, Rossi conseguiu superar outros cinco adversários na segunda parte. Maxime Martin foi o quarto com o #61 Mercedes-AMG da Iron Lynx, seguido por Richard Lietz no #92 Porsche da Manthey.

A TF Sport também apostou em seu piloto Silver para a segunda fase: Rui Andrade ficou em sexto com o #81 Chevrolet Corvette Z06 GT3.R.

Fechando os oito primeiros vieram o #95 McLaren 720S da United Autosports e o #78 Lexus RC F GT3 da Akkodis ASP Team.

O #95 McLaren quase ficou fora — Sean Gelael chegou a parar na pista, mas conseguiu uma volta relâmpago no fim e colocou o carro entre os oito, deixando o #193 Ferrari da Ziggo Sport Tempesta Racing de fora.

O #88 Ford Mustang da Proton Competition e o #59 McLaren da United Autosports também não avançaram.

Já o #54 Ferrari da Vista AF Corse teve todos os tempos excluídos depois que Francesco Castellacci rodou e ficou preso na brita nas Porsche Curves, provocando bandeira vermelha.

🎥 Vídeos mais recente


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.