Mathieu Jaminet fechou a terceira sessão de treinos livres para as 24 Horas de Le Mans, realizada na tarde desta quinta-feira (12), no topo da tabela de tempos. A volta veio no final das 3h de pista liberada, com o francês 3min24s717 ao volante do #5 Porsche 963 da equipe Penske.
Logo depois, Earl Bamber também melhorou sua marca com o #38 Cadillac da Hertz Team JOTA e subiu para segundo, superando o companheiro Will Stevens, que estava no #12 da mesma equipe. Essas voltas aconteceram nos cinco minutos finais do treino.
Com isso, Antonio Giovinazzi e o #50 Ferrari 499P da AF Corse, que lideraram a maior parte da sessão com 3min25s705, acabaram caindo para a quarta posição.
Yifei Yi colocou o #83 Ferrari da AF Corse em quinto com 3min26s322, enquanto Dries Vanthoor completou os seis primeiros com o #20 BMW M Hybrid V8 da Team WRT.
Felipe Nasr terminou em sétimo com o #4 Porsche da Penske, logo à frente do #311 Cadillac da Action Express Racing.
Já a equipe Wayne Taylor Racing teve um treino complicadom precisou trocar o motor do Cadillac e só voltou à pista nos minutos finais para algumas voltas de checagem.
Na LMP2, o mais rápido foi o #29 Oreca 07 da TDS Racing, guiado por Mathias Bechem Ele ficou na frente do #23 da United Autosports com Oliver Jarvis e do #43 da Inter Europol Competition.
Na LMGT3, Zach Robichon foi o mais veloz no fim da sessão com o #27 Aston Martin da Heart of Racingm Richard Lietz veio em segundo com o #92 Porsche da Manthey Racingm e o #78 Lexus da Akkodis ASP fechou o top 3 da classe.
A sessão teve uma bandeira vermelha, três zonas lentas e uma Full Course Yellow.
A bandeira vermelha veio após Francois Perrodo bater com o #183 Oreca da AF Corse nas Porsche Curves, por volta da metade do treino.
Antes disso, duas zonas lentas foram acionadasm a primeira foi por causa do #54 Ferrari 296 GT3 da AF Corse, com Thomas Flohr, que foi parar na brita na Ford Chicanem Na segunda, Jonas Ried colocou o #9 Oreca da Iron Lynx – Proton na brita em Indianápolis.
Teve também um susto envolvendo o #37 da CLX – Pure Rxcing, com Alex Malykhinm Ele acabou tocando a barreira de pneus na primeira chicane tentando desviar do #85 Porsche das Iron Dames, que rodou com Celia Martin ao volantem
A última Slow Zone foi por conta de uma roda solta de um carro da LMP2m
Já a causa da Full Course Yellow, que apareceu nos 30 minutos finais, ainda não foi esclarecida.